O objetivo deste estudo é identificar uma possível abordagem piloto para avaliar os estágios de processamento, tanto cognitivos quanto motores, das crianças ao elaborarem desenhos. Esta pesquisa visa aprofundar-se e fundamentar-se nos princípios da psicologia cognitiva social, neurociência e estudos do comportamento motor. Partimos da premissa de investigar os processos de imitação sensório-motora pelos quais as crianças aprendem a expressar-se por meio de desenhos, associando traços e elementos figurativos para criar códigos visuais que representem a realidade. Elas repetem e refinam essas habilidades, estabelecendo uma memória motora. Nossa investigação inclui a implementação de um teste piloto para registro e análise, com o intuito de examinar o papel do comportamento sensório-motor na elaboração do desenho infantil. Estamos interessados em entender a relação entre traço, habilidades motoras e as possibilidades expressivas das crianças. Para isso, revisamos estudos em psicologia, pedagogia e artes visuais, especialmente aqueles que se debruçam sobre o desenho infantil, dialogando com os preceitos do conceito de esquema proposto por Richard Schmidt (1982). Nesta pesquisa exploratória, buscamos identificar e compreender as ações das crianças durante o processo de elaboração de um desenho. Como resultado, apresentamos uma análise das escolhas e do comportamento sensório-motor infantil observado no teste piloto. Esta análise inicial serve como base para investigações mais aprofundadas sobre o desenvolvimento das habilidades de desenho na infância.