O JOGO DA VELHA E A LOCALIZAÇÃO ESPACIAL: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108683 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 946 "inscrito_id" => 3617 "titulo" => "O JOGO DA VELHA E A LOCALIZAÇÃO ESPACIAL: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "Este trabalho refere-se a uma atividade lúdica de ensino envolvendo o Jogo da Velha em três dimensões (3D). A atividade foi desenvolvida para alunos com deficiência visual, levando em conta a necessidade de inclusão desses alunos na sala de aula, principalmente no que concerne a compreensão do tema localização de objetos no espaço. Após uma revisão de literatura, identificou-se a ausência de trabalhos envolvendo o conteúdo em questão e a educação inclusiva, o que motivou a construção de uma proposta didática para a sala de aula. No que diz respeito aos alunos com deficiência visual, compreende-se que é necessário o desenvolvimento de atividades lúdicas e desafiadoras que promovam a sua participação ativa no processo de aprendizagem. Diante disso, foi elaborada uma sequência didática utilizando o jogo da velha com o objetivo de promover uma aprendizagem colaborativa e acessível sobre o tema. A atividade foi planejada para alunos do Ensino Fundamental, totalizando 2 aulas de 50 minutos cada uma. O jogo foi produzido a partir de materiais encontrados no cotidiano, tais como pedaços de tábua de madeira, emborrachado e bolas de gude. Espera-se que a partir da atividade construída os alunos possam ter uma melhor compreensão do tema localização espacial, além de uma maior motivação na construção do conhecimento. Ademais, espera-se que os professores tenham a possibilidade de refletir e aprimorar sua prática pedagógica no que concerne a educação matemática do ponto de vista inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3617_TB946_07072024210837.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN MARTINS DE ARRUDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEAN SANTOS" "autor_email" => "martinsarruda57@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108683 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 946 "inscrito_id" => 3617 "titulo" => "O JOGO DA VELHA E A LOCALIZAÇÃO ESPACIAL: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "Este trabalho refere-se a uma atividade lúdica de ensino envolvendo o Jogo da Velha em três dimensões (3D). A atividade foi desenvolvida para alunos com deficiência visual, levando em conta a necessidade de inclusão desses alunos na sala de aula, principalmente no que concerne a compreensão do tema localização de objetos no espaço. Após uma revisão de literatura, identificou-se a ausência de trabalhos envolvendo o conteúdo em questão e a educação inclusiva, o que motivou a construção de uma proposta didática para a sala de aula. No que diz respeito aos alunos com deficiência visual, compreende-se que é necessário o desenvolvimento de atividades lúdicas e desafiadoras que promovam a sua participação ativa no processo de aprendizagem. Diante disso, foi elaborada uma sequência didática utilizando o jogo da velha com o objetivo de promover uma aprendizagem colaborativa e acessível sobre o tema. A atividade foi planejada para alunos do Ensino Fundamental, totalizando 2 aulas de 50 minutos cada uma. O jogo foi produzido a partir de materiais encontrados no cotidiano, tais como pedaços de tábua de madeira, emborrachado e bolas de gude. Espera-se que a partir da atividade construída os alunos possam ter uma melhor compreensão do tema localização espacial, além de uma maior motivação na construção do conhecimento. Ademais, espera-se que os professores tenham a possibilidade de refletir e aprimorar sua prática pedagógica no que concerne a educação matemática do ponto de vista inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3617_TB946_07072024210837.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN MARTINS DE ARRUDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEAN SANTOS" "autor_email" => "martinsarruda57@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }