OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108334 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 440 "inscrito_id" => 2539 "titulo" => "OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas pelos docentes da educação infantil e do ensino fundamental dos anos iniciais na introdução da Tecnologia Assistiva (TA) como ferramenta no processo de ensino aprendizagem das crianças com deficiência. A TA corresponde a todos recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais de Pessoas com Deficiência (PcD), promovendo qualidade de vida e inclusão. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade do Recife - PE, na qual foram feitas observações nas Salas de Recursos Multimídia (SRM) e nas salas de aulas regulares, com realização de entrevista com os docentes da educação infantil e do ensino fundamental, anos iniciais. O trabalho proposto pretendia levantar questões relacionadas ao uso da TA de maneira precoce, como ferramenta de apoio ao aprendizado e desenvolvimento dos estudantes com deficiências, sejam físicas, neurológicas, auditivas, visuais, entre outras, desde a educação infantil. Os dados coletados foram transcritos para posterior análise de conteúdo, de forma a aprofundar e extrair os aspectos mais relevantes dos dados obtidos junto aos participantes. Foi possível perceber que não há comunicação efetiva entre as professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os docentes da sala de aula regular para que o uso da TA ultrapasse as paredes da SRM e seja inserido no dia a dia dos estudantes com deficiência, principalmente por falta de conhecimento dos docentes a respeito das inúmeras possibilidades de TA disponíveis, que em sua maioria relata não ter recebido formação especifica, além de enfrentarem muita dificuldade para que a inclusão realmente ocorra dentro da sala de aula, seja do ponto de vista de falta de recursos, seja pela falta de pessoal de apoio no acompanhamento do estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2539_TB440_28062024180146.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANY CONSTANCIA DE SOUZA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "FABIANY" "autor_email" => "fabianycs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108334 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 440 "inscrito_id" => 2539 "titulo" => "OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas pelos docentes da educação infantil e do ensino fundamental dos anos iniciais na introdução da Tecnologia Assistiva (TA) como ferramenta no processo de ensino aprendizagem das crianças com deficiência. A TA corresponde a todos recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais de Pessoas com Deficiência (PcD), promovendo qualidade de vida e inclusão. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade do Recife - PE, na qual foram feitas observações nas Salas de Recursos Multimídia (SRM) e nas salas de aulas regulares, com realização de entrevista com os docentes da educação infantil e do ensino fundamental, anos iniciais. O trabalho proposto pretendia levantar questões relacionadas ao uso da TA de maneira precoce, como ferramenta de apoio ao aprendizado e desenvolvimento dos estudantes com deficiências, sejam físicas, neurológicas, auditivas, visuais, entre outras, desde a educação infantil. Os dados coletados foram transcritos para posterior análise de conteúdo, de forma a aprofundar e extrair os aspectos mais relevantes dos dados obtidos junto aos participantes. Foi possível perceber que não há comunicação efetiva entre as professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os docentes da sala de aula regular para que o uso da TA ultrapasse as paredes da SRM e seja inserido no dia a dia dos estudantes com deficiência, principalmente por falta de conhecimento dos docentes a respeito das inúmeras possibilidades de TA disponíveis, que em sua maioria relata não ter recebido formação especifica, além de enfrentarem muita dificuldade para que a inclusão realmente ocorra dentro da sala de aula, seja do ponto de vista de falta de recursos, seja pela falta de pessoal de apoio no acompanhamento do estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2539_TB440_28062024180146.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANY CONSTANCIA DE SOUZA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "FABIANY" "autor_email" => "fabianycs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }