Criança em situação de risco é um tema de esfera social e demanda estudos sobre as situações que desencadeiam o acolhimento institucional e garantias de seus direitos neste contexto. Buscou-se identificar os meios de garantia dos direitos das crianças à educação e contextualizar com a rede de apoio para a infância e adolescência em situação de vulnerabilidade social. O estudo tem por objetivo investigar o processo de acolhimento de crianças em situação de risco e a sua relação com a escola. O estudo é de caráter exploratório com análise qualitativa dos indicadores, que empregou a revisão da literatura, levantamento de dados em documentos legais e por meio da aplicação de um questionário. Os participantes da pesquisa foram três profissionais que atuam nas instituições de acolhimento na região dos Campos Gerais do Paraná-BR. Os resultados apontam que, apesar da família ser considerada o elo principal da rede de proteção e apoio às crianças, para uma parcela dela essa microssistema é um fator de risco para o seu desenvolvimento. Nessas circunstâncias, a escola tem papel fundamental na identificação e na denúncia aos órgãos de proteção para serem tomadas as medidas cabíveis, que, quando imprescindível, pode resultar nos encaminhamentos ao acolhimento institucional. De acordo com as respostas obtidas, as crianças continuam a frequentar a escola, geralmente, a mais próxima da instituição. Constatou-se que há escassez de profissionais da área da educação, como pedagogos, nas instituições de acolhimento que orientem seus estudos. A escassez de estudos, a grande relevância social e os resultados obtidos apontaram a necessidade e a importância de maior aprofundamento sobre a temática.