CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108451 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 602 "inscrito_id" => 3092 "titulo" => "CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL" "resumo" => "Criança em situação de risco é um tema de esfera social e demanda estudos sobre as situações que desencadeiam o acolhimento institucional e garantias de seus direitos neste contexto. Buscou-se identificar os meios de garantia dos direitos das crianças à educação e contextualizar com a rede de apoio para a infância e adolescência em situação de vulnerabilidade social. O estudo tem por objetivo investigar o processo de acolhimento de crianças em situação de risco e a sua relação com a escola. O estudo é de caráter exploratório com análise qualitativa dos indicadores, que empregou a revisão da literatura, levantamento de dados em documentos legais e por meio da aplicação de um questionário. Os participantes da pesquisa foram três profissionais que atuam nas instituições de acolhimento na região dos Campos Gerais do Paraná-BR. Os resultados apontam que, apesar da família ser considerada o elo principal da rede de proteção e apoio às crianças, para uma parcela dela essa microssistema é um fator de risco para o seu desenvolvimento. Nessas circunstâncias, a escola tem papel fundamental na identificação e na denúncia aos órgãos de proteção para serem tomadas as medidas cabíveis, que, quando imprescindível, pode resultar nos encaminhamentos ao acolhimento institucional. De acordo com as respostas obtidas, as crianças continuam a frequentar a escola, geralmente, a mais próxima da instituição. Constatou-se que há escassez de profissionais da área da educação, como pedagogos, nas instituições de acolhimento que orientem seus estudos. A escassez de estudos, a grande relevância social e os resultados obtidos apontaram a necessidade e a importância de maior aprofundamento sobre a temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3092_TB602_07062024212155.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANITA SILMARA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "JOANITA" "autor_email" => "joanitamoreira34@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108451 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 602 "inscrito_id" => 3092 "titulo" => "CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL" "resumo" => "Criança em situação de risco é um tema de esfera social e demanda estudos sobre as situações que desencadeiam o acolhimento institucional e garantias de seus direitos neste contexto. Buscou-se identificar os meios de garantia dos direitos das crianças à educação e contextualizar com a rede de apoio para a infância e adolescência em situação de vulnerabilidade social. O estudo tem por objetivo investigar o processo de acolhimento de crianças em situação de risco e a sua relação com a escola. O estudo é de caráter exploratório com análise qualitativa dos indicadores, que empregou a revisão da literatura, levantamento de dados em documentos legais e por meio da aplicação de um questionário. Os participantes da pesquisa foram três profissionais que atuam nas instituições de acolhimento na região dos Campos Gerais do Paraná-BR. Os resultados apontam que, apesar da família ser considerada o elo principal da rede de proteção e apoio às crianças, para uma parcela dela essa microssistema é um fator de risco para o seu desenvolvimento. Nessas circunstâncias, a escola tem papel fundamental na identificação e na denúncia aos órgãos de proteção para serem tomadas as medidas cabíveis, que, quando imprescindível, pode resultar nos encaminhamentos ao acolhimento institucional. De acordo com as respostas obtidas, as crianças continuam a frequentar a escola, geralmente, a mais próxima da instituição. Constatou-se que há escassez de profissionais da área da educação, como pedagogos, nas instituições de acolhimento que orientem seus estudos. A escassez de estudos, a grande relevância social e os resultados obtidos apontaram a necessidade e a importância de maior aprofundamento sobre a temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3092_TB602_07062024212155.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANITA SILMARA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "JOANITA" "autor_email" => "joanitamoreira34@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }