A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE (RE) CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: UMA PROPOSTA DE LEITURA DO CONTO ''FORÇA FLUTUANTE", DE GENI GUIMARÃES, NO ÂMBITO DA SALA DE AULA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108491 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 660 "inscrito_id" => 3196 "titulo" => "A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE (RE) CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: UMA PROPOSTA DE LEITURA DO CONTO ''FORÇA FLUTUANTE", DE GENI GUIMARÃES, NO ÂMBITO DA SALA DE AULA" "resumo" => "A disseminação, reprodução e primazia de valores eurocêntricos camuflaram a história, cultura e representatividade afro-brasileira. Em decorrência disto, tanto na sociedade como um todo, como também no âmbito escolar, a presentificação de discursos racistas e ações discriminatórias são reflexos das imagens negativas construídas historicamente a respeito do povo negro, baseados na cor da sua pele. Tendo em vista a necessidade de mobilizar discussões que sejam capazes de propiciar a valorização da diversidade étnico-racial, bem como a construção de uma educação antirracista, conforme prevê a Lei 10.639/03, o presente trabalho aborda uma proposta de leitura do conto Força Flutuante, de Geni Guimarães, inserido coletânea Leite de Peito (2001), cuja narrativa é voltada a uma professora negra, alvo de ofensa e olhares hostis, em sua vida diária e em seu ambiente de trabalho, não apenas por parte do corpo familiar, mas também por parte dos alunos, em função da sua cor. Tal proposta de prática leitora fundamenta-se teoricamente - a partir das premissas defendidas por Cosson (2014), em seus estudos sobre Círculos de leitura e letramento literário. Além deste teórico, utilizamos os estudos de autores como Munanga (2005) acerca do processo de (re) construção de saberes, práticas e identidade; as reflexões de Zilberman (2008) sobre a leitura literária na escola e Dalcastagnè (2007), que aborda o papel da literatura de resistência. Espera- se que essa proposta de mediação leitora, promova um espaço convidativo a reflexões sobre alteridade, combate a práticas antirracistas e desconstrução de estereótipos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3196_TB660_09062024164607.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA DOS SANTOS PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrinapinheiro262@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108491 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 660 "inscrito_id" => 3196 "titulo" => "A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE (RE) CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: UMA PROPOSTA DE LEITURA DO CONTO ''FORÇA FLUTUANTE", DE GENI GUIMARÃES, NO ÂMBITO DA SALA DE AULA" "resumo" => "A disseminação, reprodução e primazia de valores eurocêntricos camuflaram a história, cultura e representatividade afro-brasileira. Em decorrência disto, tanto na sociedade como um todo, como também no âmbito escolar, a presentificação de discursos racistas e ações discriminatórias são reflexos das imagens negativas construídas historicamente a respeito do povo negro, baseados na cor da sua pele. Tendo em vista a necessidade de mobilizar discussões que sejam capazes de propiciar a valorização da diversidade étnico-racial, bem como a construção de uma educação antirracista, conforme prevê a Lei 10.639/03, o presente trabalho aborda uma proposta de leitura do conto Força Flutuante, de Geni Guimarães, inserido coletânea Leite de Peito (2001), cuja narrativa é voltada a uma professora negra, alvo de ofensa e olhares hostis, em sua vida diária e em seu ambiente de trabalho, não apenas por parte do corpo familiar, mas também por parte dos alunos, em função da sua cor. Tal proposta de prática leitora fundamenta-se teoricamente - a partir das premissas defendidas por Cosson (2014), em seus estudos sobre Círculos de leitura e letramento literário. Além deste teórico, utilizamos os estudos de autores como Munanga (2005) acerca do processo de (re) construção de saberes, práticas e identidade; as reflexões de Zilberman (2008) sobre a leitura literária na escola e Dalcastagnè (2007), que aborda o papel da literatura de resistência. Espera- se que essa proposta de mediação leitora, promova um espaço convidativo a reflexões sobre alteridade, combate a práticas antirracistas e desconstrução de estereótipos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3196_TB660_09062024164607.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA DOS SANTOS PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrinapinheiro262@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }