Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS EM AMBIENTE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar estratégias de uma professora universitária com Deficiência Visual para incluir alunos com Transtorno do Espectro Autista no ambiente de estágio supervisionado em um curso de Educação Física de Belo Horizonte – MG. Um estudante possui 33 anos, Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), Aspeger, dislexia, tem dificuldades coordenativas e de interação em novos ambientes. O outro estudante tem 24 anos, TDA, Aspeger, deficiência auditiva, dificuldade na fala e motora. O estágio obrigatório acontece em uma academia escola. Esses estudantes foram inseridos no estágio de ginastica coletiva, hidroginástica e dança e as estratégias individualizadas foram construídas para cada um deles. O percurso contou com diálogos extensos com os estudantes, suas famílias e docentes de disciplinas cursadas; adaptação às rotinas do estágio, às observações e participações indiretas nas aulas; processos individuais de elaborações das aulas e prescrições, incentivo à memorização e aperfeiçoamento dos exercícios escolhidos para o ensino nas aulas. Os recursos utilizados foram registros do professor, depoimento dos alunos das modalidades, acolhimento dos demais estudantes com e sem deficiência e narrativas dos estudantes com TEA e gravação de vídeos. Para ministrarem as aulas, a estratégia foi realizar a atividade de forma progressiva, sendo iniciado em duplas, com opção de escolha entre aluno e professor ou aluno com deficiência e aluno sem deficiência. A condução foi explorada com cada estudante ministrando parte da aula individualmente e por fim conduzindo a aula integralmente. A formação de vínculos com o grupo de estagiários e com a professora foram essenciais para que esses estudantes pudessem concluir essa etapa para a formação em Educação Física.

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