O presente estudo tem como foco investigar por meio de um estudo de revisão o impacto das práticas experimentais no ensino de eletroquímica no contexto educacional para alunos normovisuais e deficientes visuais. Os resultados dissertados, demonstram que os experimentos proporcionam uma oportunidade única para os alunos explorarem os princípios teóricos de forma prática e tangível do conteúdo de eletroquímica, contribuindo significativamente para a consolidação do conhecimento de cada perfil de estudante. Ao estabelecer uma relação entre os experimentos e situações do cotidiano, utilizando materiais alternativos e de baixo custo, foi possível identificar que os alunos puderam relacionar os conceitos de eletroquímica com fenômenos reais, tornando o aprendizado mais relevante e motivador. A análise das respostas dos alunos revelou um aumento significativo na compreensão dos conceitos de eletroquímica após a realização dos experimentos, indicando a eficácia dessas atividades em promover a aprendizagem dos conteúdos propostos. Além disso, os professores expressaram uma visão positiva sobre a viabilidade de integrar os experimentos no currículo escolar, destacando a simplicidade dos materiais utilizados e a adaptabilidade dos experimentos para diferentes contextos e níveis de ensino. Em suma, os resultados desta pesquisa evidenciam o potencial das práticas experimentais de eletroquímica para melhorar o ensino e aprendizagem da disciplina, oferecendo uma abordagem prática, acessível e contextualizada que inspira e engaja os alunos, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades científicas e uma compreensão mais profunda dos fenômenos químicos, para alunos do ensino regular e alunos com deficiência visual.