O artigo fala sobre o quão importante é incluir crianças com autismo nas escolas, mas também mostra os obstáculos que são enfrentados nesse processo. Para entender melhor essa questão, o artigo utilizou como base teórica a perspectiva da educação inclusiva e os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica. O estudo, conduzido por meio de revisão bibliográfica e análise qualitativa de experiências práticas, investigou as práticas educativas e os desafios enfrentados pelos professores e gestores escolares. A pesquisa mostrou que, apesar de haver um reconhecimento cada vez maior da importância da inclusão, ainda existem muitos obstáculos a serem superados. Um dos principais desafios é a falta de formação adequada dos profissionais da educação. Muitas vezes, eles não têm o conhecimento necessário para lidar com as necessidades específicas das crianças com autismo. Além disso, a falta de recursos e estratégias específicas também dificulta o processo de inclusão. E, infelizmente, ainda há resistência por parte de alguns membros da comunidade escolar, que não compreendem a importância da inclusão e não estão dispostos a fazer as adaptações necessárias. Os resultados da pesquisa também mostraram que é fundamental promover uma cultura inclusiva dentro das escolas. Isso significa valorizar a diversidade e respeitar as diferenças. Para que isso aconteça, é necessário oferecer formação continuada para os profissionais da educação, para que eles estejam preparados para lidar com as necessidades das crianças com autismo. Além disso, é importante implementar medidas de acessibilidade e adaptação curricular, para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado. E, por fim, é necessário estabelecer parcerias com instituições especializadas, para que haja um apoio adequado às crianças com autismo e suas famílias.