O desenvolvimento social e cognitivo das crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta peculiaridades como atraso na comunicação, dificuldades de interação social, sensibilidades auditivas e sensoriais, atrasos na coordenação motora, entre outras características dentro do espectro. Ao desenvolver atividades baseadas nas metodologias ativas, é entender que desde o início da vida aprendemos de maneira mais significativa quando experimentamos, tentamos, erramos, interagimos e recomeçamos, despertando neste processo a curiosidade e a criação de memórias significativas. Objetivos: descrever a realização de práticas pedagógicas que foram realizadas e pensadas para desenvolver a alfabetização de um aluno com TEA, na sala de aula regular do 5º ano do ensino fundamental I, durante o ano letivo de 2023, no município de Macapá -AP. Justificativa: o presente resumo mostra-se relevante para o incentivo e reflexão de educadores na construção de metodologias que desenvolvam a inclusão e a alfabetização de crianças com TEA, levando em consideração as necessidades e potencialidades de cada estudante. Metodologia: o trabalho refere-se a um relato de experiência tipo descritivo, por meio de práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas. Descrição da experiência: para desenvolver a alfabetização do estudante com TEA, foi realizada uma sondagem inicial, em seguida foram elaborados os objetivos a serem alcançados durante o ano letivo e posteriormente, o desenvolvimento de metodologias como sequências didáticas, jogos digitais, corte e colagem, dinâmicas de leitura com material concreto e atividades coletivas. Principais resultados: o uso das metodologias ativas utilizadas em sala de aula, possibilitou a participação efetiva do discente na construção do seu conhecimento e mostrou avanços significativos, onde o estudante passou de leitor de palavras para leitor de pequenos textos. Conclusão: propõe-se a utilização de metodologias ativas no processo de alfabetização das crianças com TEA para desenvolver a leitura em sala de aula.