Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA MONITORIA DE GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL NA FORMAÇÃO DO ENSINO INCLUSIVO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108569
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 768
    "inscrito_id" => 2901
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA MONITORIA DE GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL NA FORMAÇÃO DO ENSINO INCLUSIVO."
    "resumo" => "O projeto de monitoria em disciplinas de graduação propõe aos alunos uma percepção das diferentes áreas do saber e da prática docente, e diante disso pode auxiliar o ensino inclusivo. A monitoria da disciplina de Geometria Euclidiana Espacial foi utilizada como recurso metodológico para dinamizar a aprendizagem e a formação acadêmica- profissional dos licenciandos na área. Diante da necessidade de ensinar e discutir sobre o direito de inclusão e suas práticas, foi realizada uma oficina com o objetivo de avaliar a influência da monitoria na formação docente dos alunos, sobretudo no ensino inclusivo dos assuntos referente a componente Geometria euclidiana espacial do curso de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus IV Cuité, no período letivo 2023.1. Durante o período de estudo, foi realizada a análise por meio de formulários disponibilizados aos 3 alunos da turma diurno dessa componente, sendo todas do sexo feminino e cursando entre o 4° e 7° período do curso. Apresentavam, média percentual de 66,7% referente a interferência positiva da monitoria na aprendizagem do ensino inclusivo. Bem como, a contribuição na formação da prática docente de maneira didática e inclusiva, desenvolvendo assim uma reflexão diante da necessidade de ministrar aulas didáticas e adaptáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2901_TB768_05062024175310.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENNAYRA GABRIELLY SILVA BURITI"
    "autor_nome_curto" => "ENNAYRA"
    "autor_email" => "ennayra.gabrielly@estudante.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108569
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 768
    "inscrito_id" => 2901
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA MONITORIA DE GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL NA FORMAÇÃO DO ENSINO INCLUSIVO."
    "resumo" => "O projeto de monitoria em disciplinas de graduação propõe aos alunos uma percepção das diferentes áreas do saber e da prática docente, e diante disso pode auxiliar o ensino inclusivo. A monitoria da disciplina de Geometria Euclidiana Espacial foi utilizada como recurso metodológico para dinamizar a aprendizagem e a formação acadêmica- profissional dos licenciandos na área. Diante da necessidade de ensinar e discutir sobre o direito de inclusão e suas práticas, foi realizada uma oficina com o objetivo de avaliar a influência da monitoria na formação docente dos alunos, sobretudo no ensino inclusivo dos assuntos referente a componente Geometria euclidiana espacial do curso de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus IV Cuité, no período letivo 2023.1. Durante o período de estudo, foi realizada a análise por meio de formulários disponibilizados aos 3 alunos da turma diurno dessa componente, sendo todas do sexo feminino e cursando entre o 4° e 7° período do curso. Apresentavam, média percentual de 66,7% referente a interferência positiva da monitoria na aprendizagem do ensino inclusivo. Bem como, a contribuição na formação da prática docente de maneira didática e inclusiva, desenvolvendo assim uma reflexão diante da necessidade de ministrar aulas didáticas e adaptáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2901_TB768_05062024175310.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENNAYRA GABRIELLY SILVA BURITI"
    "autor_nome_curto" => "ENNAYRA"
    "autor_email" => "ennayra.gabrielly@estudante.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O projeto de monitoria em disciplinas de graduação propõe aos alunos uma percepção das diferentes áreas do saber e da prática docente, e diante disso pode auxiliar o ensino inclusivo. A monitoria da disciplina de Geometria Euclidiana Espacial foi utilizada como recurso metodológico para dinamizar a aprendizagem e a formação acadêmica- profissional dos licenciandos na área. Diante da necessidade de ensinar e discutir sobre o direito de inclusão e suas práticas, foi realizada uma oficina com o objetivo de avaliar a influência da monitoria na formação docente dos alunos, sobretudo no ensino inclusivo dos assuntos referente a componente Geometria euclidiana espacial do curso de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus IV Cuité, no período letivo 2023.1. Durante o período de estudo, foi realizada a análise por meio de formulários disponibilizados aos 3 alunos da turma diurno dessa componente, sendo todas do sexo feminino e cursando entre o 4° e 7° período do curso. Apresentavam, média percentual de 66,7% referente a interferência positiva da monitoria na aprendizagem do ensino inclusivo. Bem como, a contribuição na formação da prática docente de maneira didática e inclusiva, desenvolvendo assim uma reflexão diante da necessidade de ministrar aulas didáticas e adaptáveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.