O projeto de monitoria em disciplinas de graduação propõe aos alunos uma percepção das diferentes áreas do saber e da prática docente, e diante disso pode auxiliar o ensino inclusivo. A monitoria da disciplina de Geometria Euclidiana Espacial foi utilizada como recurso metodológico para dinamizar a aprendizagem e a formação acadêmica- profissional dos licenciandos na área. Diante da necessidade de ensinar e discutir sobre o direito de inclusão e suas práticas, foi realizada uma oficina com o objetivo de avaliar a influência da monitoria na formação docente dos alunos, sobretudo no ensino inclusivo dos assuntos referente a componente Geometria euclidiana espacial do curso de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus IV Cuité, no período letivo 2023.1. Durante o período de estudo, foi realizada a análise por meio de formulários disponibilizados aos 3 alunos da turma diurno dessa componente, sendo todas do sexo feminino e cursando entre o 4° e 7° período do curso. Apresentavam, média percentual de 66,7% referente a interferência positiva da monitoria na aprendizagem do ensino inclusivo. Bem como, a contribuição na formação da prática docente de maneira didática e inclusiva, desenvolvendo assim uma reflexão diante da necessidade de ministrar aulas didáticas e adaptáveis.