Propôs-se, neste estudo, investigar de que forma os 28 municípios da Região Metropolitana de Curitiba – RMC organizaram os seus programas de formação continuada para professores, considerando a implantação e a implementação de Políticas Públicas de Educação em Direitos Humanos, a partir das Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos. O recorte temporal se dá a partir da publicação da Resolução nº 01/2012 do Conselho Nacional de Educação – CNE, que estabelece Diretrizes Nacionais para a EDH a 2022. As Políticas Públicas de Educação em Direitos Humanos, objeto de estudo deste artigo, são analisadas a partir dos seguintes autores: Benevides (2007); Bonetti, et al (2019), (2023); Candau (2007); Freire (1993); Guebert, et al (2014); Herrera (2009); Hooks (2013); Hunt (2009); Marx & Engels (2001) e Souza (2006). A abordagem acerca da formação de professores tem como base, os teóricos António Nóvoa (2016); Borges, Aquino e Puentes (2011), em paralelo, se faz a relação desses pensamentos, com o que prevê o Parecer nº 02/2015 do Conselho Nacional de Educação, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Por meio de questionários online e pesquisa nos sites oficiais das Secretarias Municipais de Educação selecionadas, conclui-se que as temáticas que envolvem os Direitos Humanos são abordadas de diferentes formas, como em comemoração a datas comemorativas, sem o aprofundamento teórico dos seus conceitos basilares, tendo em vista a lacuna que envolve o desafio de propor formações que caminhem ao encontro dos reais princípios, objetivos e finalidades que envolvem essa temática.