A história em quadrinhos (HQ) é um gênero de linguagem que pode ser considerado como um instrumento pedagógico com potencialidades de promover um ambiente de aprendizagem mais dinâmico para todos os estudantes em virtude da sua aproximação com o cotidiano dos alunos, ou seja, é uma linguagem moderna que apresenta uma abordagem lúdica. Assim, no contexto escolar, os recursos imagéticos ganham destaque seja em eventos comuns da escola sejam nos livros didáticos, logo o entendimento significativo desse conteúdo é essencial para o aprendizado dos estudantes. Dito isto, destaca-se o fato de um aprendiz com deficiência visual necessitar de canais perceptivos para aprender, já que as informações não são acessadas pelo sentido da visão. O objetivo desta pesquisa consiste em estudar os parâmetros da audiodescrição (AD) do gênero textual HQ como artefato de tecnologia assistiva em contexto educacional. No contexto educacional e em várias outras situações previstas na Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a AD que compreende uma modalidade de natureza intersemiótica de tradução audiovisual objetiva, prioritariamente, por meio da tradução de signos visuais em signos audíveis, o acesso de pessoas cegas ou com baixa visão a recursos imagéticos estáticos e audiovisuais. A tipologia da pesquisa utilizada no estudo com o intuito de alcançar os objetivos propostos compreende a abordagem, predominantemente, de caráter qualitativo do tipo aplicada e exploratória. Para o planejamento e elaboração da AD foram seguidas as diretrizes propostas por Caparica (2019).