Este trabalho tem o objetivo de apresentar estudos sobre a inclusão na temática da deficiência visual na perspectiva da Educação Matemática e o Bricks Braille Matemático, recurso didático inclusivo criado no âmbito do Projeto Incluir-Ciência do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Ele foi inspirado nos brinquedos de encaixe da empresa Lego®, bem como em outro recurso didático inclusivo criado no mesmo programa chamado Bricks Braille Químico. Trata-se de um recurso didático inclusivo de baixo custo criado por meio da impressão 3D e produzido em um espaço maker. O recurso permite a representação tátil de números e símbolos matemáticos na Grafia Braille presentes no Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa. Esse recurso foi desenvolvido por meio do software gratuito FreeCAD e foi confeccionado com PLA, ou ácido polilático, um material duradouro, leve e resistente. O Bricks Braille Matemático apresenta textura lisa, marcador de posição para facilitar a leitura por pessoa com deficência visual e Braille Negro, marcação que ajuda na identificação da simbologia Braille presente nas peças. Embora o Bricks Braille Matemático ainda não tenha sido testado com alunos com deficiência visual, acredita-se que ele seja potencialmente favorável nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática.