Este artigo bibliográfico aborda o tema do currículo e educação inclusiva, analisando suas tendências, desafios e perspectivas. A educação inclusiva busca garantir o acesso, a participação e o sucesso de todos os estudantes, independentemente de suas diferenças e necessidades, promovendo uma educação equitativa e de qualidade para todos. Além disso, são exploradas as perspectivas futuras para a educação inclusiva e o currículo. Essas perspectivas envolvem a implementação de abordagens pedagógicas inovadoras, o uso de tecnologias educacionais, a valorização das habilidades socioemocionais e o fortalecimento de práticas colaborativas entre professores. A criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e o desenvolvimento de comunidades educativas que valorizem a diversidade são essenciais para o sucesso da educação inclusiva. O objetivo principal é analisar as tendências, desafios e perspectivas relacionados ao currículo e educação inclusiva. Ao compreender esses aspectos, educadores, gestores e demais atores envolvidos na educação podem tomar decisões informadas e implementar estratégias eficazes para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes. A criação de ambientes educacionais que valorizem a diversidade, promova a igualdade de oportunidades e estimulem o pleno desenvolvimento dos estudantes é fundamental para uma sociedade mais justa e equitativa.