Este artigo relata a experiência do uso de suporte digital no ensino e aprendizagem da obra clássica literária “O Alienista”, de Machado de Assis, adaptada à comunidade surda pela Editora Arara Azul, especificamente na versão em CD-ROM (2003). Como esforço de minimizar as limitações de aprendizagem impostas à comunidade surda, a obra foi trabalhada com dois alunos surdos da Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Pedro Tavares, no município de Camutanga, Pernambuco. Para realizar esta pesquisa adotou-se uma metodologia qualitativa, baseada na pesquisa bibliográfica, na análise das obras selecionadas e no feedback dos alunos participantes do trabalho com a obra adaptada. Ao final, é possível verificar que a compreensão dos estudantes às obras adaptadas é satisfatória, embora ainda exista uma lacuna de interpretação textual para parte do público atendido que só poderá ser neutralizada quando todos os professores da rede pública de ensino, e não somente os intérpretes e formadores de Libras, pensarem em aulas mais inclusivas e voltadas também a esse público leitor. Evidentemente, isso só será possível com investimento e interesse governamental para que todos, e não somente alguns, participem de formações contínuas para atender as demandas de adolescentes e jovens surdos no processo de ensino e aprendizagem desses educandos, garantindo que a comunicação destes indivíduos auxilie no desenvolvimento de suas habilidades enquanto sujeitos.