GEOMETRIA E ARTE: INCLUINDO JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM DIREÇÃO AO PRINCÍPIO ESTÉTICO
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108297 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 395 "inscrito_id" => 2004 "titulo" => "GEOMETRIA E ARTE: INCLUINDO JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM DIREÇÃO AO PRINCÍPIO ESTÉTICO" "resumo" => "Considera-se que, muitas vezes, o ensino na Educação de Jovens e Adultos - EJA esteja muito voltado para uma perspectiva de educar para o mundo do trabalho, especialmente pelo motivo de maioria dos estudantes matriculados nessa modalidade já se encontrarem como trabalhadores em alguma área. Nessa perspectiva a matemática acaba sendo, muito geralmente, apresentada ainda em uma concepção muito tradicional, em que são valorizadas apresentação de definições e exemplos, seguidos de uma sequência de exercícios de fixação, sem sequer, muitas vezes, estarem contextualizados. Entende-se a importância de pensar no desenvolvimento cognitivo e técnico para o mercado de trabalho, no entanto, não se pode perder de vista os princípios éticos, políticos e estéticos apontados nas diretrizes curriculares para o ensino básico. Muitos estudantes que chegaram até o EJA, não tiveram oportunidade, por exemplo, de desenvolver criatividade, percepção artística etc. sequer tiveram oportunidade de estudar a arte de modo mais atencioso, por vezes, não conseguem perceber a relação entre geometria e arte. Pensando nisso, foi vista a oportunidade neste artigo de pensar possibilidades de incluir esses jovens, adultos e idosos, estudantes na modalidade EJA na direção do princípio estético, a partir da relação entre geometria e arte. Para discorrer sobre esse assunto, foi-se seguido um percurso metodológico de investigação qualitativa do tipo bibliográfica. Acredita-se que trabalhar nessa direção além de incluir os estudantes da EJA na perspectiva do princípio estético, promovendo a oportunidade de que possam desenvolver o pensamento espacial, percepção artística e conhecimentos geométricos, também pode possibilitar a inclusão dos saberes, vivências e experiências trazidos pelos estudantes na dinâmica das discussões em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 08 - Aprendizagem e Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Perspectiva Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2004_TB395_25042024230820.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIK MARCELO ALVES MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ERIK" "autor_email" => "erikmarcelo565@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108297 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 395 "inscrito_id" => 2004 "titulo" => "GEOMETRIA E ARTE: INCLUINDO JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM DIREÇÃO AO PRINCÍPIO ESTÉTICO" "resumo" => "Considera-se que, muitas vezes, o ensino na Educação de Jovens e Adultos - EJA esteja muito voltado para uma perspectiva de educar para o mundo do trabalho, especialmente pelo motivo de maioria dos estudantes matriculados nessa modalidade já se encontrarem como trabalhadores em alguma área. Nessa perspectiva a matemática acaba sendo, muito geralmente, apresentada ainda em uma concepção muito tradicional, em que são valorizadas apresentação de definições e exemplos, seguidos de uma sequência de exercícios de fixação, sem sequer, muitas vezes, estarem contextualizados. Entende-se a importância de pensar no desenvolvimento cognitivo e técnico para o mercado de trabalho, no entanto, não se pode perder de vista os princípios éticos, políticos e estéticos apontados nas diretrizes curriculares para o ensino básico. Muitos estudantes que chegaram até o EJA, não tiveram oportunidade, por exemplo, de desenvolver criatividade, percepção artística etc. sequer tiveram oportunidade de estudar a arte de modo mais atencioso, por vezes, não conseguem perceber a relação entre geometria e arte. Pensando nisso, foi vista a oportunidade neste artigo de pensar possibilidades de incluir esses jovens, adultos e idosos, estudantes na modalidade EJA na direção do princípio estético, a partir da relação entre geometria e arte. Para discorrer sobre esse assunto, foi-se seguido um percurso metodológico de investigação qualitativa do tipo bibliográfica. Acredita-se que trabalhar nessa direção além de incluir os estudantes da EJA na perspectiva do princípio estético, promovendo a oportunidade de que possam desenvolver o pensamento espacial, percepção artística e conhecimentos geométricos, também pode possibilitar a inclusão dos saberes, vivências e experiências trazidos pelos estudantes na dinâmica das discussões em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 08 - Aprendizagem e Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Perspectiva Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2004_TB395_25042024230820.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIK MARCELO ALVES MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ERIK" "autor_email" => "erikmarcelo565@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }