A inclusão de crianças com necessidades específicas nas aulas de Educação Física escolar é um desafio a ser vencido pela escola, pois promove, além da integração e socialização, o respeito às diferenças. Para proporcionar um ensino de qualidade é relevante que se conheça as deficiências, e para que haja inclusão, é preciso adaptar as atividades como forma de benefício a todos. A Educação Física contribui para o processo inclusivo nas escolas regulares, e permite a relação entre crianças, estabelecendo a troca de experiências. O presente estudo teve o objetivo de abordar aspectos da inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, disciplina esta que contribui para o desenvolvimento integral da criança. A pesquisa apresenta uma revisão bibliográfica sobre o tema, enfatizando a relevância das atividades físicas adaptadas como ferramenta para promover a inclusão social e educacional desses indivíduos. A metodologia envolveu a análise de estudos e documentos relacionados à Educação Física inclusiva, destacando abordagens pedagógicas, adaptações curriculares e estratégias de ensino. Os autores destacam a necessidade de adaptações curriculares e metodológicas para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência, enfatizando a importância da formação de professores para lidar com a diversidade na sala de aula. Os principais resultados destacam o papel transformador da Educação Física na vida desses alunos, evidenciando ganhos em termos de autoestima, sociabilização, habilidades motoras e integração escolar. O estudo reforça a importância de políticas públicas e práticas educacionais inclusivas que garantam o acesso equitativo à Educação Física para todos os alunos, independentemente de suas capacidades individuais.