Este estudo apresenta um mapeamento da produção científica nacional sobre o domínio Atendimento Educacional Especializado (AEE) no processo de inclusão escolar, com o delimitador do público de Altas Habilidades e Superdotação. A partir de uma revisão sistemática da literatura utilizando as publicações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), através do recorte temporal de 10 anos, entre os anos de 2012 a 2022. Dentro do contexto da temática Atendimento Educacional Especializado optou-se por pesquisar os termos “Altas Habilidades e Superdotação”, “Inclusão”, “Educação Especial” e “Formação Docente”. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos. Além do fato de fornecer as métricas necessárias para avaliar como o domínio vem se desenvolvendo no âmbito da pesquisa nacional brasileira. A pesquisa se caracteriza como sendo exploratória-descritiva de cunho quantitativo. Apresenta os dados das instituições afiliadas à base da BDTD que mais publicam sobre o assunto. Os resultados apresentados em gráficos apontam que a temática tem avançado desde 2012 e que as discussões sobre o processo de formação docente dentro do contexto da temática Altas Habilidades e Superdotação no AEE é um dos temas que pode ser mais explorado devido ao número mais baixo de publicações nessa área. Conclui que a pesquisa sobre a referida temática mostra uma certa estabilidade, indicador que apresenta uma evolução e amadurecimento da temática. A pesquisa permite analisar quantitativamente e discutir sobre os Trabalhos de pós-graduação stricto sensu de Mestrado e Doutorado que estão trabalhadas a temática das Altas Habilidades e superdotação no contexto do Atendimento Educacional Especializado no Brasil. Os resultados alcançados são de suma importância para analisar a conjuntura das discussões que envolvem a temática para que os pesquisadores da área possam estabelecer estratégias para discussões futuras e verificar o panorama atual desta temática.