Com o crescimento das conquistas da Educação Especial, seu debate tem se ampliado cada vez mais nas discussões pedagógicas e reflexões metodológicas dentro e fora dos espaços formativos. O presente artigo busca identificar e analisar o perfil do estudante em formação lato sensu para Educação Especial e Inclusiva na cidade do Natal em recorte. Foi realizado um levantamento bibliográfico a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), além de alguns autores como Philippe Perrenoud (2000) que aponta as competências para uma educação em seu sentido pedagógico. Também apresentamos Capellini e Mendes (2007) que abordam o ensino colaborativo e Mantoan (2015) que esclarece conceitos do campo da Educação Especial. Também foi realizada a aplicação de um questionário para mais de 60 sujeitos via Google Forms na condição de estudantes em processos de formação lato sensu em instituições públicas e privadas. Após a análise, verificou-se que grande parte dos discentes estão em preparação para atender demandas que os envolvem diariamente em sua prática docente ou profissional, e que já atuam de alguma forma em ações inclusivas e afirmativas. Por fim, entende-se essencial para a Educação Especial estes sujeitos terem domínio de saberes específicos para uma atuação mais significativa junto aos estudantes assistidos por esta área.