O AEE E O PEI NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ARTICULAÇÕES PARA UM TRABALHO COLABORATIVO
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108545 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 738 "inscrito_id" => 3346 "titulo" => "O AEE E O PEI NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ARTICULAÇÕES PARA UM TRABALHO COLABORATIVO" "resumo" => "O intuito deste estudo é refletir sobre a educação especial e a inclusão escolar na educação básica, evidenciando o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o seu impacto no progresso das ações pedagógicas inclusivas articuladas em um trabalho colaborativo na comunidade escolar. Estabelecendo parcerias entre o professor do AEE e o professor da sala de aula regular. A articulação entre o AEE e o ensino regular promovem a construção de um sistema educacional inclusivo, proporcionando ao público alvo da educação especial na perspectiva inclusiva condições de um ensino diferenciado respeitando as suas limitações e estimulando as suas potencialidades. Para Oliveira (2022) é imprescindível a organização do Planejamento Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento pedagógico fundamental para o desenvolvimento da ação colaborativa no direcionamento do processo inclusivo. Para garantir a permanência dos estudantes público alvo no espaço escolar é de suma importância pensar em práticas de intervenção pedagógicas, buscando através de meios alternativos e diferenciados envolver o estudante em atividades inclusivas de forma significativa, de forma lúdica e dinâmica para desenvolver o conhecimento, a autoestima e a autonomia. Segundo Mantoan (2006), propõem uma prática de ensino que considera as necessidades de todos os estudantes e que é ou deveria ser estruturada de acordo com as necessidades encontradas na escola, de forma a atender de forma a facilitar o acesso, a locomoção e o bem-estar do discente, em virtude dessas necessidades para garantir o acesso e a permanência nas instituições escolares, bem como o prosseguimento da escolaridade em todos os níveis de ensino. Aspectos importantes são a formação de relacionamentos, um ambiente afetuoso e generoso, a igualdade, a possibilidade de apoio permanente e altas expectativas em relação a necessidades múltiplas. As estratégias valorizadas são o trabalho em equipe de professores e estudantes, a aprendizagem cooperativa, a intensificação das relações sociais, as adaptações de equipamentos e a gestão curricular. (PACHECO, 2007, p. 115)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID3346_TB738_09062024233741.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE APARECIDA PADILHA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIDIANE" "autor_email" => "lidiprofessoraaee@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108545 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 738 "inscrito_id" => 3346 "titulo" => "O AEE E O PEI NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ARTICULAÇÕES PARA UM TRABALHO COLABORATIVO" "resumo" => "O intuito deste estudo é refletir sobre a educação especial e a inclusão escolar na educação básica, evidenciando o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o seu impacto no progresso das ações pedagógicas inclusivas articuladas em um trabalho colaborativo na comunidade escolar. Estabelecendo parcerias entre o professor do AEE e o professor da sala de aula regular. A articulação entre o AEE e o ensino regular promovem a construção de um sistema educacional inclusivo, proporcionando ao público alvo da educação especial na perspectiva inclusiva condições de um ensino diferenciado respeitando as suas limitações e estimulando as suas potencialidades. Para Oliveira (2022) é imprescindível a organização do Planejamento Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento pedagógico fundamental para o desenvolvimento da ação colaborativa no direcionamento do processo inclusivo. Para garantir a permanência dos estudantes público alvo no espaço escolar é de suma importância pensar em práticas de intervenção pedagógicas, buscando através de meios alternativos e diferenciados envolver o estudante em atividades inclusivas de forma significativa, de forma lúdica e dinâmica para desenvolver o conhecimento, a autoestima e a autonomia. Segundo Mantoan (2006), propõem uma prática de ensino que considera as necessidades de todos os estudantes e que é ou deveria ser estruturada de acordo com as necessidades encontradas na escola, de forma a atender de forma a facilitar o acesso, a locomoção e o bem-estar do discente, em virtude dessas necessidades para garantir o acesso e a permanência nas instituições escolares, bem como o prosseguimento da escolaridade em todos os níveis de ensino. Aspectos importantes são a formação de relacionamentos, um ambiente afetuoso e generoso, a igualdade, a possibilidade de apoio permanente e altas expectativas em relação a necessidades múltiplas. As estratégias valorizadas são o trabalho em equipe de professores e estudantes, a aprendizagem cooperativa, a intensificação das relações sociais, as adaptações de equipamentos e a gestão curricular. (PACHECO, 2007, p. 115)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID3346_TB738_09062024233741.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE APARECIDA PADILHA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIDIANE" "autor_email" => "lidiprofessoraaee@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }