TERAPIA OCUPACIONAL, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: VIVENCIAS DA FORMAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL NO CAMPO ESCOLAR
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108609 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 833 "inscrito_id" => 3483 "titulo" => "TERAPIA OCUPACIONAL, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: VIVENCIAS DA FORMAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL NO CAMPO ESCOLAR" "resumo" => "A formação em Terapia Ocupacional caracteriza-se pela formação generalista, com campos de atuação mais conhecidos: Saúde, Educação, Social e Justiça. No campo da educação, a formação pode ser contemplada, para além da teoria, na vivência da prática no campo escolar, atuando próximo das realidades plurais que ali (co)existem. O presente resumo, construído por meio de um relato de experiência, versa sobre a vivência da disciplina Cenário de Prática IV- Campo educação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba – UFPB que contemplou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Virgínio da Gama e Melo, componente da rede pública de ensino do município de João Pessoa. Após estudos dos aportes teóricos referentes à Terapia Ocupacional e Educação planejou-se cinco visitas ao estabelecimento de ensino, em específico, a turma do sexto ano. Cada visita contava com sugestões pré-estruturadas a serem compartilhadas na escola, anteriormente confeccionadas na UFPB, junto as demais discentes de Terapia Ocupacional e a docente responsável pela disciplina. Os cinco encontros se deram com os seguintes temas: Primeiro dia/tema: Percepção da Violência; segundo dia/tema Reflexões sobre os desejos para o aqui e o agora e o futuro próximo, assim como o que não desejariam; terceiro dia/tema a experiencia de uma Eleição, com vistas à compreensão da Democracia; no quarto dia/tema aprofundamento de questões de Gênero, Sexualidade, Drogas e Preconceito e na quinta dia/tema a criação de quatro Estações Culturais a saber: Estação de tranças, Estação de jogos, Estação do Rolo e Estação do Rap. Cada proposta contou com adesão dos estudantes da escola, por meio da teatralização, colagens, dinâmicas discursos livres que contemplaram dinâmicas sociais presentes e contemporâneas. A Terapia Ocupacional pode contribuir com a escola e seus constituintes atuando com temáticas que contemplam o cotidiano e em como as/os estudantes compreendem suas vidas, suas escolhas seus desejos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID3483_TB833_30042024094820.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON POLARI DE SOUZA FILHO" "autor_nome_curto" => "JEFFERSONPOLARI" "autor_email" => "to.compolari@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108609 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 833 "inscrito_id" => 3483 "titulo" => "TERAPIA OCUPACIONAL, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: VIVENCIAS DA FORMAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL NO CAMPO ESCOLAR" "resumo" => "A formação em Terapia Ocupacional caracteriza-se pela formação generalista, com campos de atuação mais conhecidos: Saúde, Educação, Social e Justiça. No campo da educação, a formação pode ser contemplada, para além da teoria, na vivência da prática no campo escolar, atuando próximo das realidades plurais que ali (co)existem. O presente resumo, construído por meio de um relato de experiência, versa sobre a vivência da disciplina Cenário de Prática IV- Campo educação do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba – UFPB que contemplou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Virgínio da Gama e Melo, componente da rede pública de ensino do município de João Pessoa. Após estudos dos aportes teóricos referentes à Terapia Ocupacional e Educação planejou-se cinco visitas ao estabelecimento de ensino, em específico, a turma do sexto ano. Cada visita contava com sugestões pré-estruturadas a serem compartilhadas na escola, anteriormente confeccionadas na UFPB, junto as demais discentes de Terapia Ocupacional e a docente responsável pela disciplina. Os cinco encontros se deram com os seguintes temas: Primeiro dia/tema: Percepção da Violência; segundo dia/tema Reflexões sobre os desejos para o aqui e o agora e o futuro próximo, assim como o que não desejariam; terceiro dia/tema a experiencia de uma Eleição, com vistas à compreensão da Democracia; no quarto dia/tema aprofundamento de questões de Gênero, Sexualidade, Drogas e Preconceito e na quinta dia/tema a criação de quatro Estações Culturais a saber: Estação de tranças, Estação de jogos, Estação do Rolo e Estação do Rap. Cada proposta contou com adesão dos estudantes da escola, por meio da teatralização, colagens, dinâmicas discursos livres que contemplaram dinâmicas sociais presentes e contemporâneas. A Terapia Ocupacional pode contribuir com a escola e seus constituintes atuando com temáticas que contemplam o cotidiano e em como as/os estudantes compreendem suas vidas, suas escolhas seus desejos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID3483_TB833_30042024094820.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON POLARI DE SOUZA FILHO" "autor_nome_curto" => "JEFFERSONPOLARI" "autor_email" => "to.compolari@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }