Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

VISÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA VISUAL NO ENSINO PARA SURDOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108073
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 1522
    "titulo" => "VISÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA VISUAL NO ENSINO PARA SURDOS"
    "resumo" => "O presente artigo aborda uma temática relevante no campo da Educação, no contexto da educação básica com enfoque no ensino inclusivo. O estudo concentra-se nas Práticas e nos Processos Formativos de Educadores, com ênfase nos estudantes Surdos, nas escolas da rede estadual do interior do Maranhão - MA. A abordagem metodológica adotada aproxima-se da Pesquisa-ação qualitativa, fundamentada nos princípios do Materialismo Histórico Dialético (MHD). O campo empírico compreende as escolas da cidade de Caxias-MA. Os participantes consistem em 4 professores das séries finais do ensino médio, e 2 coordenadores pedagógicos. A coleta de dados utilizou-se questionários elaborados e aplicados pela plataforma Google Forms, aplicados aos docentes e de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores. A análise dos dados seguiu a metodologia da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, sendo interpretados qualitativamente e contextualizados à luz do referencial teórico-filosófico-metodológico do MHD. Os teóricos utilizados embasaram-se em dispositivos legais e em estudos especializados na área da surdez (PLETSCH (2020), HOLLOSI (2019), LIMA (2019). Além disso, foram considerados estudos sobre processos formativos para práticas pedagógicas inclusivas. Os principais resultados foram a princípio uma reflexão sobre as atuais práticas de ensino e as estratégias para garantir a aprendizagem e a para melhor atender os estudantes Surdos, essa reflexão provocou um despertar entre os docentes, levando-os a buscar formações adicionais para assegurar uma aprendizagem efetiva e melhor atender aos estudantes Surdos. Os resultados obtidos não se limitam apenas à sala de aula; eles têm o potencial de impactar positivamente a promoção de ambientes de aprendizagem inclusivos em toda a instituição educacional. A compreensão das contribuições dos recursos visuais e a análise das estratégias de ensino oferecem uma base sólida para a promoção de práticas inclusivas que beneficiam tanto os estudantes Surdos quanto os ouvintes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1522_TB97_05052024225942.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELIANA LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CELIANA"
    "autor_email" => "celianalima26@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108073
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 1522
    "titulo" => "VISÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA VISUAL NO ENSINO PARA SURDOS"
    "resumo" => "O presente artigo aborda uma temática relevante no campo da Educação, no contexto da educação básica com enfoque no ensino inclusivo. O estudo concentra-se nas Práticas e nos Processos Formativos de Educadores, com ênfase nos estudantes Surdos, nas escolas da rede estadual do interior do Maranhão - MA. A abordagem metodológica adotada aproxima-se da Pesquisa-ação qualitativa, fundamentada nos princípios do Materialismo Histórico Dialético (MHD). O campo empírico compreende as escolas da cidade de Caxias-MA. Os participantes consistem em 4 professores das séries finais do ensino médio, e 2 coordenadores pedagógicos. A coleta de dados utilizou-se questionários elaborados e aplicados pela plataforma Google Forms, aplicados aos docentes e de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores. A análise dos dados seguiu a metodologia da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, sendo interpretados qualitativamente e contextualizados à luz do referencial teórico-filosófico-metodológico do MHD. Os teóricos utilizados embasaram-se em dispositivos legais e em estudos especializados na área da surdez (PLETSCH (2020), HOLLOSI (2019), LIMA (2019). Além disso, foram considerados estudos sobre processos formativos para práticas pedagógicas inclusivas. Os principais resultados foram a princípio uma reflexão sobre as atuais práticas de ensino e as estratégias para garantir a aprendizagem e a para melhor atender os estudantes Surdos, essa reflexão provocou um despertar entre os docentes, levando-os a buscar formações adicionais para assegurar uma aprendizagem efetiva e melhor atender aos estudantes Surdos. Os resultados obtidos não se limitam apenas à sala de aula; eles têm o potencial de impactar positivamente a promoção de ambientes de aprendizagem inclusivos em toda a instituição educacional. A compreensão das contribuições dos recursos visuais e a análise das estratégias de ensino oferecem uma base sólida para a promoção de práticas inclusivas que beneficiam tanto os estudantes Surdos quanto os ouvintes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1522_TB97_05052024225942.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELIANA LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CELIANA"
    "autor_email" => "celianalima26@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente artigo aborda uma temática relevante no campo da Educação, no contexto da educação básica com enfoque no ensino inclusivo. O estudo concentra-se nas Práticas e nos Processos Formativos de Educadores, com ênfase nos estudantes Surdos, nas escolas da rede estadual do interior do Maranhão - MA. A abordagem metodológica adotada aproxima-se da Pesquisa-ação qualitativa, fundamentada nos princípios do Materialismo Histórico Dialético (MHD). O campo empírico compreende as escolas da cidade de Caxias-MA. Os participantes consistem em 4 professores das séries finais do ensino médio, e 2 coordenadores pedagógicos. A coleta de dados utilizou-se questionários elaborados e aplicados pela plataforma Google Forms, aplicados aos docentes e de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores. A análise dos dados seguiu a metodologia da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, sendo interpretados qualitativamente e contextualizados à luz do referencial teórico-filosófico-metodológico do MHD. Os teóricos utilizados embasaram-se em dispositivos legais e em estudos especializados na área da surdez (PLETSCH (2020), HOLLOSI (2019), LIMA (2019). Além disso, foram considerados estudos sobre processos formativos para práticas pedagógicas inclusivas. Os principais resultados foram a princípio uma reflexão sobre as atuais práticas de ensino e as estratégias para garantir a aprendizagem e a para melhor atender os estudantes Surdos, essa reflexão provocou um despertar entre os docentes, levando-os a buscar formações adicionais para assegurar uma aprendizagem efetiva e melhor atender aos estudantes Surdos. Os resultados obtidos não se limitam apenas à sala de aula; eles têm o potencial de impactar positivamente a promoção de ambientes de aprendizagem inclusivos em toda a instituição educacional. A compreensão das contribuições dos recursos visuais e a análise das estratégias de ensino oferecem uma base sólida para a promoção de práticas inclusivas que beneficiam tanto os estudantes Surdos quanto os ouvintes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.