O presente artigo aborda uma temática relevante no campo da Educação, no contexto da educação básica com enfoque no ensino inclusivo. O estudo concentra-se nas Práticas e nos Processos Formativos de Educadores, com ênfase nos estudantes Surdos, nas escolas da rede estadual do interior do Maranhão - MA. A abordagem metodológica adotada aproxima-se da Pesquisa-ação qualitativa, fundamentada nos princípios do Materialismo Histórico Dialético (MHD). O campo empírico compreende as escolas da cidade de Caxias-MA. Os participantes consistem em 4 professores das séries finais do ensino médio, e 2 coordenadores pedagógicos. A coleta de dados utilizou-se questionários elaborados e aplicados pela plataforma Google Forms, aplicados aos docentes e de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores. A análise dos dados seguiu a metodologia da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, sendo interpretados qualitativamente e contextualizados à luz do referencial teórico-filosófico-metodológico do MHD. Os teóricos utilizados embasaram-se em dispositivos legais e em estudos especializados na área da surdez (PLETSCH (2020), HOLLOSI (2019), LIMA (2019). Além disso, foram considerados estudos sobre processos formativos para práticas pedagógicas inclusivas. Os principais resultados foram a princípio uma reflexão sobre as atuais práticas de ensino e as estratégias para garantir a aprendizagem e a para melhor atender os estudantes Surdos, essa reflexão provocou um despertar entre os docentes, levando-os a buscar formações adicionais para assegurar uma aprendizagem efetiva e melhor atender aos estudantes Surdos. Os resultados obtidos não se limitam apenas à sala de aula; eles têm o potencial de impactar positivamente a promoção de ambientes de aprendizagem inclusivos em toda a instituição educacional. A compreensão das contribuições dos recursos visuais e a análise das estratégias de ensino oferecem uma base sólida para a promoção de práticas inclusivas que beneficiam tanto os estudantes Surdos quanto os ouvintes.