Este artigo se debruça sobre a notável escassez de estudos acerca das tecnologias assistivas no Estado do Amapá. O Estado do Amapá possui particularidades, como sua localização geográfica, infraestrutura educacional e disponibilidade de recursos tecnológicos, que podem influenciar o acesso e a implementação das tecnologias assistivas. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a presença e o impacto das tecnologias assistivas na educação inclusiva no estado do Amapá, identificando lacunas na literatura existente e avaliando as necessidades de alunos com deficiência em contextos educacionais amapaenses. Tomando como base o referencial teórico de Design Universal para Aprendizagem (DUA), e a Lei Brasileira de Inclusão, realizamos uma pesquisa bibliográfica envolvendo uma busca sistemática em bases de dados acadêmicas, visando a compilação de trabalhos existentes sobre o tema no Estado do Amapá. Os resultados encontrados apontam para uma lacuna significativa na literatura, sugerindo uma carência de iniciativas de pesquisa e desenvolvimento focadas na inovação e aplicação das tecnologias assistivas. A realização de estudos adicionais nesta área é crucial para compreender as barreiras específicas enfrentadas por alunos com deficiência no Amapá e identificar soluções tecnológicas que possam superá-las. Esses estudos são fundamentais para garantir que as estratégias de inclusão sejam baseadas em evidências e adaptadas às realidades locais, promovendo assim um ambiente educacional acessível e inclusivo para todos.