Este trabalho relata a experiência da primeira autora como colaboradora no projeto “Bate-papo sobre educação inclusiva”, do Centro de Educação e Saúde (CES), Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizado no município de Cuité-PB. O projeto tem como público alvo a comunidade acadêmica; docentes, discente e todo corpo administrativo, além de professores do ensino básico do município e região, que desejam dialogar sobre a educação inclusiva e o uso de metodologias inclusivas no contexto escolar e universitário. O objetivo do projeto é contribuir com a reflexão e o debate sobre a educação inclusiva no ensino básico e superior, bem como, colaborar com o fortalecimento das práticas de ensino inclusivas no âmbito do CES, promovendo momentos de diálogos (Rodas de Conversas) e trocas de experiências entre a comunidade acadêmica, estudantes com deficiência de outras instituições e pesquisadores da área. Foi a partir de um convite para participação em uma Roda de Conversa deste projeto, que a primeira autora deste trabalho, se tornou um membro colaborador, desde então, vem até os dias atuais desenvolvendo ações juntamente ao projeto para colaborar com uma educação pública inclusiva e de boa qualidade para os estudantes com deficiência que estão matriculados no ensino superior e na escola comum. Entre as ações desenvolvidas pela primeira autora queremos destacar: palestras, oficinas e cursos com o aparelho soroban para o ensino de Matemática. Os resultados positivos deste projeto vem sendo destaque na comunidade acadêmica do CES e também na educação básica do município e região.