Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RECURSOS DIDÁTICOS RELACIONADOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMATICA A ESTUDANTES COM TDAH

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 10 - Educação Matemática inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108057
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 1850
    "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS RELACIONADOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMATICA A ESTUDANTES COM TDAH"
    "resumo" => "O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno caracterizado principalmente pelos sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, afetando a vida dos estudantes em diversos aspectos, inclusive o acadêmico, comprometendo diversas habilidades relacionadas ao pensamento matemático. Tendo em vista a importância da compreensão sobre o TDAH e de outras questões relacionadas a inclusão no ensino da matemática, é importante que o professor tenha conhecimentos sobre os recursos, ferramentas e/ou demais artifícios que o auxiliem no processo de ensino da Matemática e que possibilitem superar as dificuldades encontradas na sala de aula, que é um ambiente pluralizado e com estudantes repletos de singularidades. Este texto tem como objetivo apresentar recursos, artifícios e/ou estratégias como alternativas para o ensino e a aprendizagem matemática de estudantes com TDAH indicados em trabalhos publicados em anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), Congresso Internacional de Ensino da Matemática (CIEM) e do Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI). Como estratégias de ensino encontradas, podemos salientar o uso do lúdico, como os jogos e materiais manipuláveis, além de recursos tecnológicos. Mesmo diante de tais resultados, destacamos que novas pesquisas precisam ser realizadas quanto ao TDAH e a Matemática, pois uma pequena quantidade de trabalhos foi encontrada, mesmo considerando que este transtorno está relacionado à diversos aspetos, inclusive dificuldades em Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1850_TB76_20032024221625.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CIZELLY VICTÓRIA MARTINS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "CIZELLY"
    "autor_email" => "cizelly.alves@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108057
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 1850
    "titulo" => "RECURSOS DIDÁTICOS RELACIONADOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMATICA A ESTUDANTES COM TDAH"
    "resumo" => "O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno caracterizado principalmente pelos sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, afetando a vida dos estudantes em diversos aspectos, inclusive o acadêmico, comprometendo diversas habilidades relacionadas ao pensamento matemático. Tendo em vista a importância da compreensão sobre o TDAH e de outras questões relacionadas a inclusão no ensino da matemática, é importante que o professor tenha conhecimentos sobre os recursos, ferramentas e/ou demais artifícios que o auxiliem no processo de ensino da Matemática e que possibilitem superar as dificuldades encontradas na sala de aula, que é um ambiente pluralizado e com estudantes repletos de singularidades. Este texto tem como objetivo apresentar recursos, artifícios e/ou estratégias como alternativas para o ensino e a aprendizagem matemática de estudantes com TDAH indicados em trabalhos publicados em anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), Congresso Internacional de Ensino da Matemática (CIEM) e do Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI). Como estratégias de ensino encontradas, podemos salientar o uso do lúdico, como os jogos e materiais manipuláveis, além de recursos tecnológicos. Mesmo diante de tais resultados, destacamos que novas pesquisas precisam ser realizadas quanto ao TDAH e a Matemática, pois uma pequena quantidade de trabalhos foi encontrada, mesmo considerando que este transtorno está relacionado à diversos aspetos, inclusive dificuldades em Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1850_TB76_20032024221625.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CIZELLY VICTÓRIA MARTINS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "CIZELLY"
    "autor_email" => "cizelly.alves@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno caracterizado principalmente pelos sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, afetando a vida dos estudantes em diversos aspectos, inclusive o acadêmico, comprometendo diversas habilidades relacionadas ao pensamento matemático. Tendo em vista a importância da compreensão sobre o TDAH e de outras questões relacionadas a inclusão no ensino da matemática, é importante que o professor tenha conhecimentos sobre os recursos, ferramentas e/ou demais artifícios que o auxiliem no processo de ensino da Matemática e que possibilitem superar as dificuldades encontradas na sala de aula, que é um ambiente pluralizado e com estudantes repletos de singularidades. Este texto tem como objetivo apresentar recursos, artifícios e/ou estratégias como alternativas para o ensino e a aprendizagem matemática de estudantes com TDAH indicados em trabalhos publicados em anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), Congresso Internacional de Ensino da Matemática (CIEM) e do Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI). Como estratégias de ensino encontradas, podemos salientar o uso do lúdico, como os jogos e materiais manipuláveis, além de recursos tecnológicos. Mesmo diante de tais resultados, destacamos que novas pesquisas precisam ser realizadas quanto ao TDAH e a Matemática, pois uma pequena quantidade de trabalhos foi encontrada, mesmo considerando que este transtorno está relacionado à diversos aspetos, inclusive dificuldades em Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.