O objetivo desta pesquisa é investigar e analisar o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como instrumentos de inovação educacional através de uma revisão bibliográfica do Periódico CAPES. Esta revisão adota uma abordagem booleana, focalizando nas temáticas da discalculia e das tecnologias digitais no ambiente escolar. A discalculia, um transtorno que afeta a compreensão e aplicação de números e conceitos matemáticos, desempenha um papel central neste estudo, dada a sua influência no processo educativo. As TICs têm emergido como elementos fundamentais não apenas no cotidiano, mas também no contexto educacional, oferecendo acesso a ferramentas e recursos que facilitam as metas educacionais, tais como integração com a vida real, promoção da inovação e inclusão no processo de ensino e aprendizagem. Esta temática não só reflete a inadequação do ensino tradicional nesta era tecnológica, mas também busca dialogar com pesquisas que consideram as TICs como ferramentas de inclusão e melhoria educacional, especialmente para crianças com discalculia. Para aprofundar a metodologia e discussões, este trabalho se apoia em estudos da legislação, documentos oficiais e em fontes como Medeiros et al. (2016), Passos et al. (2024), Viana et al. (2023), Cristina (2022) e Lara et al. (2023). A fundamentação teórica desta pesquisa está enraizada em autores como Pizzani (2012), e outros que abordam questões relacionadas à discalculia, uso de TICs, inclusão e inovação educacional. Nossos resultados revelaram que as pesquisas que tratam da tecnologia em sala de aula são mais frequentes do que aquelas que abordam as tecnologias digitais para auxiliar no ensino-aprendizagem de pessoas com discalculia, destacando a limitação existente em questões relacionadas ao diagnóstico, inclusão e ensino inovador.