POLÍTICA DE CURRÍCULO NUMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO NA REDE DE ENSINO DE VÁRZEA GRANDE-MT: PERCURSO PARA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108114 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 153 "inscrito_id" => 27 "titulo" => "POLÍTICA DE CURRÍCULO NUMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO NA REDE DE ENSINO DE VÁRZEA GRANDE-MT: PERCURSO PARA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)" "resumo" => "O presente trabalho apresenta, de forma resumida, alguns pontos da institucionalização do Plano Educacional Individualizado (PEI) no município de Várzea Grande – MT. O PEI vem ao encontro do fortalecimento das políticas públicas de currículo para inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) nas escolas regulares, o que demanda diferentes ações e em diferentes níveis para que essa política se torne real e efetiva. Dessa forma, o que se objetiva neste artigo é apontar como o PEI foi instituído no município de Várzea Grande para eliminar as barreiras que impedem a participação e aprendizagem significativa do público em questão e promover a inclusão por meio da educação formal mais equânime. Os dados efetivos desse processo ainda são incipientes, mas já apontam para a melhoria do ensino e aprendizagem, especialmente mediante as formações específicas para o atendimento desse público, de acordo com a legislação em vigor. O referencial teórico inclui Tannús-Valadão; Mendes (2018), Feltrin (2022), Pereira (2021). Os principais achados resultantes das ações desenvolvidas para institucionalização do (PEI) no município apontam para a oportunidade de ressignificação da prática docente a partir da compreensão de como ocorre o processo de escolarização e inclusão, maior participação e aprendizagem significativa dos estudantes que fazem parte do PAEE, na sala de aula juntamente com os pares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID27_TB153_08052024174104.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA FELTRIN" "autor_nome_curto" => "Maria das Graça" "autor_email" => "gracinhafeltrin@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108114 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 153 "inscrito_id" => 27 "titulo" => "POLÍTICA DE CURRÍCULO NUMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO NA REDE DE ENSINO DE VÁRZEA GRANDE-MT: PERCURSO PARA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)" "resumo" => "O presente trabalho apresenta, de forma resumida, alguns pontos da institucionalização do Plano Educacional Individualizado (PEI) no município de Várzea Grande – MT. O PEI vem ao encontro do fortalecimento das políticas públicas de currículo para inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) nas escolas regulares, o que demanda diferentes ações e em diferentes níveis para que essa política se torne real e efetiva. Dessa forma, o que se objetiva neste artigo é apontar como o PEI foi instituído no município de Várzea Grande para eliminar as barreiras que impedem a participação e aprendizagem significativa do público em questão e promover a inclusão por meio da educação formal mais equânime. Os dados efetivos desse processo ainda são incipientes, mas já apontam para a melhoria do ensino e aprendizagem, especialmente mediante as formações específicas para o atendimento desse público, de acordo com a legislação em vigor. O referencial teórico inclui Tannús-Valadão; Mendes (2018), Feltrin (2022), Pereira (2021). Os principais achados resultantes das ações desenvolvidas para institucionalização do (PEI) no município apontam para a oportunidade de ressignificação da prática docente a partir da compreensão de como ocorre o processo de escolarização e inclusão, maior participação e aprendizagem significativa dos estudantes que fazem parte do PAEE, na sala de aula juntamente com os pares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID27_TB153_08052024174104.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA FELTRIN" "autor_nome_curto" => "Maria das Graça" "autor_email" => "gracinhafeltrin@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }