Este trabalho busca discorrer sobre a relação família/escola evidenciando a relevância para o processo de ensino e aprendizagem das crianças durante a educação infantil. Compreendemos que é na infância que a participação da família julga-se absolutamente basilar, uma vez que é nesta fase que o educando apresenta maior dependência de seus familiares, bem como é dever da escola promover integração do tripé constituído pela família/escola/educando. Para efetivação desse trabalho, realizamos uma pesquisa bibliográfica bem como um estudo de campo que de acordo com Souza, (et al, 2013, p. 16) faz a pesquisa no lugar de origem onde ocorrem os fenômenos. Para isto, selecionamos como lócus de pesquisa a Creche Maria do Socorro Cruz localizada no município de Caturité no interior do estado da Paraíba. Usando como procedimentos de coleta de dados o questionário Gil (2008). A pesquisa ocorreu em três etapas: a primeira foi o levantamento bibliográfico, a segunda parte aplicação de um questionário previamente estruturado. Contamos com a participação de 10 (dez) profissionais, entre eles: 1(uma) diretora, 1 (uma) supervisora e 8 (oito) professores, os quais foram entregues questionários em mãos, tendo como prazo de 15 dias úteis para preenchimento e devolução. O resultado da pesquisa aponta para ausência latente da família no seio da escola gerando lacunas na formação do discente nos aspectos socioafetivo e cognitivo culminando em um déficit no processo de ensino e aprendizagem.