Este artigo relaciona conceitos de design tipográfico, inclusão de crianças com baixa visão e livros infantis. A tipografia aqui descrita como os caracteres ortográficos e compositivos, como, por exemplo, espaços e pontuações, pode ser interessante metodologia de inclusão para o acesso à leitura de crianças com baixa visão. Nesse sentido, este estudo de caráter exploratório apresenta noções da literatura de design destinados à tipografia, leiturabilidade e legibilidade em livros ilustrados infantis relacionando-os com as necessidades do leitor iniciante com baixa visão. Em seguida, serão dispostas algumas diretrizes atuais para aplicação de fontes tipográficas legíveis em livros ilustrados infantis. Enfim, serão discutidas a viabilidade e as oportunidades de estudos mais aprofundados e direcionados para o público com baixa visão no âmbito de design e de educação, compreendendo que princípios de leiturabilidade e de legibilidade são necessários para o desenvolvimento de objetos de comunicação que atendam um quantidade maior de pessoas. Como resultados, mostrou-se a necessidade de mais estudos relacionados ao tema sob a perspectiva inclusiva, considerando validações das diretrizes já existentes com leitores com baixa visão, proposição de novas recomendações e aplicações em objetos editoriais disponíveis. Espera-se assim, trazer a tipografia, representada em formato de textos, e o livro ilustrado infantil, suporte lúdico e exploratório, como alternativas para iniciar uma conversa sobre ampliação do acesso à comunicação literária por leitores iniciantes com baixa visão.