Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO AUXÍLIO DO APRENDIZADO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA EM SALA DE AULA UTILIZANDO OS SITES WORDWALL E COQUINHOS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108301
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 400
    "inscrito_id" => 2330
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO AUXÍLIO DO APRENDIZADO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA EM SALA DE AULA UTILIZANDO OS SITES WORDWALL E COQUINHOS."
    "resumo" => "A utilização de tecnologias digitais, como ferramenta didática na educação infantil representa uma oportunidade valiosa para enriquecer a experiência educacional das crianças. Diversas ferramentas podem ser utilizadas como recurso didático, para estimular os alunos a participar, desenvolver sua criatividade, sua imaginação e amenizar as dificuldades encontradas dentro do processo ensino-aprendizagem e das relações interpessoais. Este trabalho tem como objetivo demonstrar como os recursos tecnológicos podem ter impactos positivos no processo de aprendizagem e nas relações interpessoais de alunos da educação infantil por meio do uso dos sites Wordwall e Coquinhos. Com interface lúdica e conteúdos educacionais diversificados, oferecem às crianças um ambiente virtual estimulante e envolvente. Consiste, portanto, em um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de relato de experiência, com uma turma com 23 crianças da educação infantil, onde são apresentadas reflexões embasadas na experiência descrita, aliadas à fundamentação teórica pertinente. Através dos procedimentos metodológicos utilizados em sala de aula, juntamente com auxílio de recursos tecnológicos, foram realizadas atividades nas plataformas e se constatou que os resultados foram satisfatórios, uma vez que os alunos conseguiram compreender melhor o conteúdo ministrado durante a aula e obtiveram uma desenvoltura melhor com seus colegas de classe, e com isso, a promoção de um ambiente inclusivo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD4_ID2330_TB400_03062024145950.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALIE SANTANA ANDRADE HAUSSLER"
    "autor_nome_curto" => "Nathalie Haussler"
    "autor_email" => "lie_andrade@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108301
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 400
    "inscrito_id" => 2330
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO AUXÍLIO DO APRENDIZADO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA EM SALA DE AULA UTILIZANDO OS SITES WORDWALL E COQUINHOS."
    "resumo" => "A utilização de tecnologias digitais, como ferramenta didática na educação infantil representa uma oportunidade valiosa para enriquecer a experiência educacional das crianças. Diversas ferramentas podem ser utilizadas como recurso didático, para estimular os alunos a participar, desenvolver sua criatividade, sua imaginação e amenizar as dificuldades encontradas dentro do processo ensino-aprendizagem e das relações interpessoais. Este trabalho tem como objetivo demonstrar como os recursos tecnológicos podem ter impactos positivos no processo de aprendizagem e nas relações interpessoais de alunos da educação infantil por meio do uso dos sites Wordwall e Coquinhos. Com interface lúdica e conteúdos educacionais diversificados, oferecem às crianças um ambiente virtual estimulante e envolvente. Consiste, portanto, em um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de relato de experiência, com uma turma com 23 crianças da educação infantil, onde são apresentadas reflexões embasadas na experiência descrita, aliadas à fundamentação teórica pertinente. Através dos procedimentos metodológicos utilizados em sala de aula, juntamente com auxílio de recursos tecnológicos, foram realizadas atividades nas plataformas e se constatou que os resultados foram satisfatórios, uma vez que os alunos conseguiram compreender melhor o conteúdo ministrado durante a aula e obtiveram uma desenvoltura melhor com seus colegas de classe, e com isso, a promoção de um ambiente inclusivo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD4_ID2330_TB400_03062024145950.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALIE SANTANA ANDRADE HAUSSLER"
    "autor_nome_curto" => "Nathalie Haussler"
    "autor_email" => "lie_andrade@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A utilização de tecnologias digitais, como ferramenta didática na educação infantil representa uma oportunidade valiosa para enriquecer a experiência educacional das crianças. Diversas ferramentas podem ser utilizadas como recurso didático, para estimular os alunos a participar, desenvolver sua criatividade, sua imaginação e amenizar as dificuldades encontradas dentro do processo ensino-aprendizagem e das relações interpessoais. Este trabalho tem como objetivo demonstrar como os recursos tecnológicos podem ter impactos positivos no processo de aprendizagem e nas relações interpessoais de alunos da educação infantil por meio do uso dos sites Wordwall e Coquinhos. Com interface lúdica e conteúdos educacionais diversificados, oferecem às crianças um ambiente virtual estimulante e envolvente. Consiste, portanto, em um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de relato de experiência, com uma turma com 23 crianças da educação infantil, onde são apresentadas reflexões embasadas na experiência descrita, aliadas à fundamentação teórica pertinente. Através dos procedimentos metodológicos utilizados em sala de aula, juntamente com auxílio de recursos tecnológicos, foram realizadas atividades nas plataformas e se constatou que os resultados foram satisfatórios, uma vez que os alunos conseguiram compreender melhor o conteúdo ministrado durante a aula e obtiveram uma desenvoltura melhor com seus colegas de classe, e com isso, a promoção de um ambiente inclusivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.