GÊNERO E RAÇA: CONVERSA DE MENINOS PARA MENINAS NO CONTEXTO ESCOLAR
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108006 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 12 "inscrito_id" => 1119 "titulo" => "GÊNERO E RAÇA: CONVERSA DE MENINOS PARA MENINAS NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O espaço escolar é um lugar privilegiado para a produção e reprodução de saberes e de cultura. As discriminações de gênero, étnico-racial e de orientação sexual, como também a violência sexista, são produzidas e reproduzidas em todos os espaços da vida social brasileira. Está trabalho, de natureza qualitativa, teve como foco analisar as concepções de e meninas do quarto e quintos anos do ensino fundamental II de uma escola publica da cidade do Recife. Os procedimentos metodológicos consistiram na realização de entrevistas com os alunos e posterior análise do conteúdo das respostas. O tratamento dos dados apontou que as meninas tendem a reproduzir os padrões estabelecidos pela sociedade, seja nas atividades realizadas por eles, seja pelas características consideradas femininas, sendo o comportamento das meninas considerado mais adequado ao ambiente escolar. Essa distinção dos gêneros também pode ser percebida nas adjetivações relativas aos gêneros e nas brincadeiras que as alunas realizam. Isso demonstra que a construção dos gêneros é social, como afirmado por muitos autores, já que se observa uma reprodução desses padrões que são estipulados pela sociedade atual, o que traz um alerta quanto à importância da escola no desenvolvimento de ações educativas que visem à superação de preconceitos, estereótipos e estigmas relacionados ao tema. Diante disso, as considerações finais apontam que é fundamental que questões de gênero e sexualidade sejam tratadas de modo educativo nas escolas e que, para isso, elas devem ser abordadas e incluídas nos currículos de formação docente, na perspectiva de construir uma sociedade igualitária, na qual o respeito à diversidade seja valorizado. A análise revela que os sentidos atribuídos a esses conceitos ainda carregam uma carga de preconceitos e estereótipos presentes no cotidiano das pessoas, sendo considerados polêmicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1119_TB12_07022024113304.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:54" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELY MARILENE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SUELY MARILENE" "autor_email" => "suely.marilene@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108006 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 12 "inscrito_id" => 1119 "titulo" => "GÊNERO E RAÇA: CONVERSA DE MENINOS PARA MENINAS NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O espaço escolar é um lugar privilegiado para a produção e reprodução de saberes e de cultura. As discriminações de gênero, étnico-racial e de orientação sexual, como também a violência sexista, são produzidas e reproduzidas em todos os espaços da vida social brasileira. Está trabalho, de natureza qualitativa, teve como foco analisar as concepções de e meninas do quarto e quintos anos do ensino fundamental II de uma escola publica da cidade do Recife. Os procedimentos metodológicos consistiram na realização de entrevistas com os alunos e posterior análise do conteúdo das respostas. O tratamento dos dados apontou que as meninas tendem a reproduzir os padrões estabelecidos pela sociedade, seja nas atividades realizadas por eles, seja pelas características consideradas femininas, sendo o comportamento das meninas considerado mais adequado ao ambiente escolar. Essa distinção dos gêneros também pode ser percebida nas adjetivações relativas aos gêneros e nas brincadeiras que as alunas realizam. Isso demonstra que a construção dos gêneros é social, como afirmado por muitos autores, já que se observa uma reprodução desses padrões que são estipulados pela sociedade atual, o que traz um alerta quanto à importância da escola no desenvolvimento de ações educativas que visem à superação de preconceitos, estereótipos e estigmas relacionados ao tema. Diante disso, as considerações finais apontam que é fundamental que questões de gênero e sexualidade sejam tratadas de modo educativo nas escolas e que, para isso, elas devem ser abordadas e incluídas nos currículos de formação docente, na perspectiva de construir uma sociedade igualitária, na qual o respeito à diversidade seja valorizado. A análise revela que os sentidos atribuídos a esses conceitos ainda carregam uma carga de preconceitos e estereótipos presentes no cotidiano das pessoas, sendo considerados polêmicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1119_TB12_07022024113304.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:54" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELY MARILENE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SUELY MARILENE" "autor_email" => "suely.marilene@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }