Esta é uma pesquisa qualitativa, baseada em um estudo de caso que investiga as dificuldades na apropriação da linguagem escrita por alunos do segundo ano do Ensino Fundamental, destacando os baixos índices de aprendizagem em avaliações diagnósticas municipais e externas. O estudo propôs analisar o papel das atividades permanentes numa perspectiva inclusiva e sociointeracionista, e como elas podem ajudar a superar as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos, com isso as atividades permanentes são aquelas incorporadas regularmente ao currículo, oferecendo oportunidades contínuas de prática e aprendizagem. As atividades permanentes planejadas semanalmente incluem a Hora do Conto, leitura em voz alta, troca de livros na biblioteca, utilização de materiais concretos, escrita criativa, trabalhos escritos em grupo, jogos e momentos lúdicos Dessa maneira, o estudo revela que as atividades permanentes na alfabetização desempenham um papel significativo na superação das dificuldades de aprendizagem da escrita, ao fornecer um ambiente de aprendizado contínuo e consistente, essas atividades ajudam os alunos a desenvolver habilidades essenciais de escrita de maneira progressiva e sustentada. Além disso, ao promover a inclusão, essas práticas asseguram que todos os alunos tenham acesso igual às oportunidades de aprendizado e apoio necessário para superar as dificuldades de aprendizagem. Os resultados indicam que a abordagem inclusiva adotada nas atividades permanentes na alfabetização ajudam no desenvolvimento de habilidades das crianças e e promoveram um ambiente de sala de aula mais colaborativo. Contudo, os professores desempenham um papel fundamental na implementação eficaz dessas atividades, adaptando-as conforme necessário para atender às necessidades específicas de cada aluno. Assim, este estudo destaca a importância das práticas inclusivas e consistentes na alfabetização para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de desenvolver plenamente suas habilidades de escrita, especialmente em contextos de diversidades de aprendizagem.