Este estudo investiga a integração do ensino colaborativo entre professores do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto da formação continuada, com foco na melhoria da permanência dos alunos da educação especial. A pesquisa enfatiza a importância do ensino colaborativo e da formação continuada como recursos fundamentais para promover uma educação inclusiva de alta qualidade. O objetivo principal foi identificar práticas de ensino colaborativo bem-sucedidas em turmas inclusivas. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, concentrando-se na produção científica dos últimos cinco anos, de 2019 a 2023. As principais fontes incluíram o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os dados foram analisados utilizando-se os procedimentos da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam a necessidade de examinar a configuração prática do ensino colaborativo no ambiente escolar e seu impacto crescente nas estratégias dos educadores. Esta análise permite que os professores conduzam suas atividades de maneira mais eficiente, atendendo às necessidades de todos os alunos, tanto da educação especial quanto do ensino regular. Tal integração implica na partilha de conhecimentos entre os profissionais do AEE e do ensino regular, assegurando a participação efetiva de todos os alunos na sala de aula e o acesso equitativo ao currículo por meio de colaboração e divisão de responsabilidades. Este estudo destaca a urgência de se aprofundar no ensino colaborativo como uma estratégia vital para melhorar a formação de professores e a qualidade da educação inclusiva, sublinhando a necessidade de adoção de práticas inovadoras e eficazes no cenário educacional contemporâneo.