A inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down na educação básica é um tema relevante e desafiador que demanda atenção tanto das políticas públicas quanto da sociedade em geral. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, a garantia de acesso de crianças com deficiências e/ou transtornos no ambiente escolar deve ser efetivada não somente por sua permanência, mas também pela promoção de seu desenvolvimento emocional, físico e mental. Os marcos legais, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão, têm sido fundamentais para nortear a efetiva inclusão escolar, garantindo o direito à educação de qualidade. Com o objetivo de analisar as experiências de mães de crianças com Síndrome de Down na educação básica pela perspectiva da educação inclusiva, acerca da saúde emocional, física e mental de seus filhos, realizou-se um relato de experiência fruto de um projeto extensionista no campo da Psicologia e Inclusão da Unifacisa sobre como mães de crianças com Síndrome de Down percebem a inclusão escolar de seus filhos. Depende-se do estudo a importância do papel familiar ativo quando se trata de inclusão escolar a fim de propagar discussões que corroborem com o pleno desenvolvimento das crianças. Portanto, compreender as experiências das mães pôde fornecer insights valiosos para aprimorar as reflexões sobre as políticas educacionais e as práticas inclusivas nesse âmbito, visando sempre o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças com Síndrome de Down, além de fomentar a ponte necessária entre casa e escola, uma vez que os processos educacionais, com frequência, ultrapassam as barreiras de ambos os espaços.