SÍNDROME DE DOWN E EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MÃES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE SEUS FILHOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108294 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 389 "inscrito_id" => 2931 "titulo" => "SÍNDROME DE DOWN E EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MÃES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE SEUS FILHOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down na educação básica é um tema relevante e desafiador que demanda atenção tanto das políticas públicas quanto da sociedade em geral. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, a garantia de acesso de crianças com deficiências e/ou transtornos no ambiente escolar deve ser efetivada não somente por sua permanência, mas também pela promoção de seu desenvolvimento emocional, físico e mental. Os marcos legais, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão, têm sido fundamentais para nortear a efetiva inclusão escolar, garantindo o direito à educação de qualidade. Com o objetivo de analisar as experiências de mães de crianças com Síndrome de Down na educação básica pela perspectiva da educação inclusiva, acerca da saúde emocional, física e mental de seus filhos, realizou-se um relato de experiência fruto de um projeto extensionista no campo da Psicologia e Inclusão da Unifacisa sobre como mães de crianças com Síndrome de Down percebem a inclusão escolar de seus filhos. Depende-se do estudo a importância do papel familiar ativo quando se trata de inclusão escolar a fim de propagar discussões que corroborem com o pleno desenvolvimento das crianças. Portanto, compreender as experiências das mães pôde fornecer insights valiosos para aprimorar as reflexões sobre as políticas educacionais e as práticas inclusivas nesse âmbito, visando sempre o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças com Síndrome de Down, além de fomentar a ponte necessária entre casa e escola, uma vez que os processos educacionais, com frequência, ultrapassam as barreiras de ambos os espaços." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 18 - Interfaces entre Saúde e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2931_TB389_04062024231126.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉFORA LIMA DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "SÉFORA" "autor_email" => "seforalf@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108294 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 389 "inscrito_id" => 2931 "titulo" => "SÍNDROME DE DOWN E EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MÃES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE SEUS FILHOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down na educação básica é um tema relevante e desafiador que demanda atenção tanto das políticas públicas quanto da sociedade em geral. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, a garantia de acesso de crianças com deficiências e/ou transtornos no ambiente escolar deve ser efetivada não somente por sua permanência, mas também pela promoção de seu desenvolvimento emocional, físico e mental. Os marcos legais, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão, têm sido fundamentais para nortear a efetiva inclusão escolar, garantindo o direito à educação de qualidade. Com o objetivo de analisar as experiências de mães de crianças com Síndrome de Down na educação básica pela perspectiva da educação inclusiva, acerca da saúde emocional, física e mental de seus filhos, realizou-se um relato de experiência fruto de um projeto extensionista no campo da Psicologia e Inclusão da Unifacisa sobre como mães de crianças com Síndrome de Down percebem a inclusão escolar de seus filhos. Depende-se do estudo a importância do papel familiar ativo quando se trata de inclusão escolar a fim de propagar discussões que corroborem com o pleno desenvolvimento das crianças. Portanto, compreender as experiências das mães pôde fornecer insights valiosos para aprimorar as reflexões sobre as políticas educacionais e as práticas inclusivas nesse âmbito, visando sempre o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças com Síndrome de Down, além de fomentar a ponte necessária entre casa e escola, uma vez que os processos educacionais, com frequência, ultrapassam as barreiras de ambos os espaços." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 18 - Interfaces entre Saúde e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2931_TB389_04062024231126.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉFORA LIMA DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "SÉFORA" "autor_email" => "seforalf@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }