O Transtorno de Espectro Autista (TEA) é um assunto recorrente na sociedade atualmente, tendo em vista a inclusão educativa de pessoas deficientes no contexto da escola. Neste artigo, abordaremos alguns aspectos da vida cotidiana de alunos com esse Transtorno e como é seu desenvolvimento na escola, abordar sobre desenvolvimento humano na perspectiva da TEA é primordial tendo em vista a necessidade de debates e reflexões em torno destas questões. Para isso, propomos neste estudo apresentar um panorama acerca desta temática ressaltando os aspectos que vão desde o início do diagnóstico, a aceitação dos pais, o tratamento adequado, o preconceito, passando pela vivência em sociedade, principalmente enfatizando o seu convívio com outras pessoas dentro do ambiente escolar. Discutiremos o preparo profissional, os recursos didáticos e as dificuldades de adaptação, tanto do aluno, como do corpo docente, em especial, o professor. Para entender cada conceito e assunto proposto, será apresentado contextos em que os alunos com TEA estão inseridos, como sua casa, os locais de apoio como CAPES e o ambiente escolar. Para nortear os aspectos levantados tomamos como itinerário metodológico a pesquisa bibliográfica que discute sobre o tema e suas correlações com o ambiente escolar, as fontes utilizadas contribuíram para que pudéssemos compreender os aspectos teóricos e práticos relativos a estes transtornos. A partir da pesquisa e estudos realizados, podemos compreender que discutir e problematizar dentro/fora da escola sobre TEA na relação escolar e de vida e interfacear com a docências é de primaz importante em virtude dos desafios, possibilidades que este debate se apresentar na formação educativas dos sujeito deficientes e no trabalho docente. Os recursos, a formação educativa, a relação da escola com estes sujeitos é fundamental, para pensar uma educação equânime de não apenas integração escolar, mas de inclusão social e educativa.