A química é uma das áreas de ciências exatas que costuma ser de complexo entendimento para a maioria dos estudantes do ensino médio. Muitas são as dificuldades dos alunos do 1º ano do ensino médio quando estudam conteúdos que envolvem cálculos químicos. Quando se trata de cálculos estequiométricos então, torna-se mais dificultoso, principalmente para alunos que tem uma certa dificuldade em matemática. Entretanto, diante desta realidade, o trabalho apresentado, tem como foco uma proposta didático/prática que possa desenvolver cálculos no ensino de química, especificamente o conteúdo de estequiometria, utilizando materiais alternativos de baixo custo e do cotidiano do aluno. A prática apresentada foi desenvolvida com discentes do Instituto Federal da Paraíba, Campus Sousa, na disciplina de Prática Pedagógica V. O objetivo do trabalho é mostrar que é possível fazer experimentos com materiais alternativos de baixo custo e econômicos, para que docentes de escolas desprovidas de um bom laboratório de química possam aplicar tal prática fomentando o aprendizado e interesse pela disciplina e pelo conteúdo por parte dos estudantes. A prática foi desenvolvida por meio do uso de comprimidos efervescentes que continham bicarbonato de sódio (NaHCO3) e água. Assim, foi possível determinar o teor de bicarbonato de sódio em comprimidos efervescentes utilizando cálculos estequiométricos. Assim, pode-se concluir que, a proposta pode ser aplicada em escolas da rede pública que sejam carentes de laboratórios e matérias técnicos da área para que os mesmos possam desenvolver seus conhecimentos cognitivos por meio de aulas práticas.