A Lei 14.704, sancionada em 25 de outubro de 2023, trata do exercício profissional do tradutor e intérprete de Libras no âmbito nacional. Tal marco legislativo vem alterar a Lei 12.319, a qual já regulamentava as condições de trabalho do referido ofício, contudo, não estipulava certas normativas ligadas à titulação. Dito isso, essa transformação estrutural representa uma mudança significativa, no que se liga à atuação efetiva no contexto de sala de aula. Decerto, essas medidas transfiguram-se em impactos observáveis, os quais necessitam de análise detalhada. A levar em conta o contexto aludido, esta investigação tem por fito compreender as mudanças ocorridas nos últimos anos no ensino-aprendizagem de pessoas surdas, no que toca ao processo interpretativo. Para tanto, realiza-se, por meio de pesquisa qualitativa, análise documental das deliberações jurídicas — seja a nível nacional, seja a nível internacional. Além disso, faz-se o cotejamento desses registros com material advindo dos Estudos Culturais, de maneira a problematizar as reais repercussões, em conformidade com as demandas da comunidade surda. Nesse sentido, este trabalho orienta-se pelos conceitos de cultura e identidade surdas, bem como pelas reflexões sócio-filosóficas em torno das políticas linguísticas. Como resultados encontrados, torna-se aparente o avanço obtido, no que tange à sistematização curricular e ao plano de carreira por parte do profissional tradutor e intérprete de Libras. Apesar disso, problemas ainda se fazem presentes, sobretudo ao serem expostos os empecilhos para aprofundamento em diversas áreas de conhecimento. No mais, visualiza-se, também, desigualdades a nível regional, algo que reflete as barreiras estruturais numa perspectiva mais ampla.