O trabalho Educacional Inclusivo tem a ver com a postura que o docente assume frente ao que lhe é estranho, o desconhecido, então no caso da deficiência, isso irá depender de como o docente percebe e atua com a diferença do outro. A Síndrome de Down e/ou Deficiência Intelectual não é um impedimento para a aprendizagem do educando, cabe aos docentes buscar meios para proporcionar atividades que favoreçam o desenvolvimento de habilidades a qual o discente aprenda de forma significativa. Este trabalho foi desenvolvido na E. M. E. F. João Moreira Soares na cidade de Araruna - PB, para buscar entender e compreender quais os principais desafios dos docentes em realizar os atendimentos educacionais aos educandos com Síndrome de Down/Deficiência Intelectual. O interesse em estudar essa temática se deu a partir da necessidade de compreender como se dá o processo de inclusão escolar desses educandos. Objetivando elencar quais são os principais desafios dos docentes para realizar o atendimento educacional a esses educandos. Fazendo uso de uma metodologia qualitativa faremos um estudo de caso através da construção de um questionário contendo dez questões, no qual três questões de punho pessoal, pra saber idade/formação/tempo de serviço, as demais questões buscamos informações dos docentes sobre os principais desafios para realizar o atendimento educacional de forma a promover a aprendizagem desses educandos. A inclusão desses discentes com Síndrome de Down e/ou Deficiência Intelectual devem estar além da sua frequência em sala de aula, onde deve-se sobretudo promover a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades, superandos as dificuldades.