Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A formação continuada de professores é um tema de destaque devido à falta de formações adaptadas à realidade da sala de aula em uma perspectiva inclusiva, especialmente quando se trata da região Amazônica. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar a literatura concernente à temática formação continuada de professores para a Educação Inclusiva na Amazônia brasileira. A referida pesquisa é uma revisão de literatura, realizada por meio da busca na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), em que utilizou-se o booleano “and” e a combinação das palavras-chave “educação inclusiva and formação docente and amazônia brasileira”, que resultou na identificação de 8 (oito) trabalhos publicados entre os anos de 2020 e 2023. Após a leitura criteriosa dos dados, houve a escolha de 3 (três) estudos, uma tese e duas dissertações, que obedeceram aos critérios de inclusão: abordagem da temática pesquisada, escritos em língua portuguesa, gratuitos, de autores nacionais e com acesso integral para download. Os estudos, que não se alinhavam aos critérios de inclusão, foram excluídos. Como resultados, observou-se que 100% dos estudos comprovam que há fragilidade na formação dos professores na Amazônia brasileira e 66,66% direcionam suas análises apenas com o foco na Educação de Surdos, enfatizando a dificuldade na comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Conclui-se com a pesquisa realizada, que há necessidade de otimizar a infraestrutura educacional na Amazônia. Além disso, são necessárias ações abrangentes e específicas para enfrentar os desafios da formação docente e da inclusão de surdos. Os dados levantados evidenciam negligências nas formações oferecidas aos docentes quanto à compreensão e ao entendimento das outras deficiências, o que poderá resultar em alunos com menos alicerce para o desenvolvimento escolar.

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