Este estudo investiga discussões teóricas e práticas abordadas no contexto do curso de Pós-Graduação em Educação Especial/Inclusiva, com foco no atendimento educacional de pessoas com deficiência intelectual. A pesquisa busca relacionar essas discussões com textos relevantes sobre o processo de atendimento educacional para esclarecer os direitos e deveres das pessoas com deficiência perante a sociedade. A metodologia adotada envolve uma abordagem explicativa e bibliográfica, com análise de teorias e textos referentes ao tema. O objetivo principal é direcionar a pesquisa para identificar os melhores métodos e práticas que possam contribuir efetivamente para o processo de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. A análise dos conteúdos estudados revela a importância de uma educação inclusiva, que reconheça e valorize a diversidade dos alunos. Nesse sentido, destaca-se a responsabilidade dos professores de língua portuguesa em adaptar seus métodos de ensino para atender às necessidades específicas dos alunos com e sem deficiência, promovendo assim um ambiente de aprendizagem acessível e equitativo para todos. A pesquisa conclui que a educação inclusiva não se limita apenas à adaptação física do ambiente escolar, mas também requer uma mudança de paradigma na forma como concebemos e praticamos o ensino. Isso implica em uma abordagem pedagógica centrada no aluno, que reconheça e respeite suas diferenças individuais e promova o desenvolvimento integral de suas potencialidades. Portanto, este estudo oferece contribuições significativas para educadores, gestores escolares e demais profissionais envolvidos na promoção da educação inclusiva, ao destacar a importância de uma abordagem holística e centrada no aluno para garantir o direito à educação de qualidade para todos, independentemente de suas habilidades e capacidades individuais.