O papel da fonoaudiologia escolar é de fundamental importância para o processo de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial. O presente trabalho traz o relato de experiência de ações desenvolvidas durante o período da pandemia de COVID19 no Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado - NAPE, localizado em Jijoca de Jericoacoara - Ceará. A pesquisa foi realizada com base nos princípios teóricos do método dialético, fundamentado pela Fenomenologia, que surgiu no final do século XIX com Franz Brentano, cujas principais ideias foram desenvolvidas por Edmund Husserl (1859-1938). Historicamente, a fonoaudiologia se relaciona com o sistema educacional desde os primórdios de sua atividade profissional. Com o objetivo de analisar a atuação fonoaudiológica e o seu fazer no contexto remoto, esta pesquisa tem como objeto a intervenção da fonoaudiologia na educação especial. Participaram do estudo 40 crianças, matriculadas no NAPE, atendidas semanalmente, durante o ano letivo de 2020. Os atendimentos da fonoaudiologia foram realizados através de recursos diversos como vídeos, redes sociais, aplicativos, entre outros, totalizando mais de mil atendimentos realizados durante o período letivo. Os resultados analisados demonstram a importância da fonoaudiologia como agente de inclusão social, através de ações que trazem inúmeros benefícios ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Esperamos com este trabalho trazer contribuições e um olhar mais abrangente sobre o papel da fonoaudiologia, despertando em outros pesquisadores o interesse em consolidar e aprimorar a atuação da fonoaudiologia na educação, possibilitado pela continuidade destes estudos em outros contextos.