O fomento à liderança de turma e representação estudantil vem crescendo no cenário educacional pela sua ampla variedade de benefícios à comunidade escolar. Numa gestão democrática, na qual, todos os grupos da escola são ouvidos e acolhidos, a liderança de turma se torna indispensável para representar os estudantes, especialmente aqueles com necessidades específicas, de minorias sociais e PcD’s. Além disso, o exercício da liderança de turma trabalha no estudante várias competências desejáveis no século XXI, como espírito de liderança, trabalho em equipe, senso de comprometimento, proatividade, comunicação e resolução de conflitos. Pensando nisso, no IFPB, do Campus Santa Rita, na Paraíba, foi desenvolvida uma cultura de representação de turma por meio da liderança formal e eleita, democraticamente, pelas suas respectivas turmas. Para intensificar essa prática, foi ofertada aos estudantes uma Formação sobre Liderança Servidora para os líderes e aspirantes a líderes que estudam no Campus, junto ao acompanhamento dos mesmos ao longo do ano. Na Formação, foi apresentada uma introdução ao conceito de Liderança Servidora, direitos e deveres de um líder servidor no cenário educacional, suas atribuições e um caso real, para eles resolverem de forma criativa e responsável, se colocando na posição de líderes. Dentre as características do papel do líder, foi trabalhada sua importância na resolução de conflitos em sala de aula, escuta ativa, identificação de estudantes afastados e o diálogo assertivo entre o estudante e a comunidade escolar, bem como sua representação dos interesses da turma frente à Direção Geral do Campus. Nestas atribuições, o estudante se enxerga numa posição de responsabilidade em manter a turma em harmonia, em processo pleno de aprendizagem, além de se dispor a ouvi-los e mantê-los em desenvolvimento. O Campus Santa Rita também conta com uma equipe técnica qualificada, composta por professores, psicólogos, psicopedagogos e assistente social para auxiliar nesse suporte.