DIALOGOS SOBRE A USABILIDADE DE RECURSOS E DE ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108203 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 264 "inscrito_id" => 707 "titulo" => "DIALOGOS SOBRE A USABILIDADE DE RECURSOS E DE ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "O presente texto é um recorte de minha dissertação de mestrado em educação cujo foco central é discutir sobre a acessibilidade digital e sobre a usabilidade de recursos de acessibilidade no ambiente digital. O problema da pesquisa está circunscrito às seguintes questões: Existem dispositivos de acessibilidade digital que possibilitem à pessoa com deficiência o acesso e a usabilidade em ambientes digitais? Como se dá a usabilidade destes dispositivos, eles possibilitam uma autonomia e independência para estes usuários? A pesquisa em questão foi realizada no contexto da 14ª Reunião Regional da ANPEd Sudeste, que é uma relevante reunião científica que acontece a cada dois anos no cenário da pesquisa e da pós-graduação em educação que é realizada em várias regiões do Brasil. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o papel e a usabilidade dos dispositivos de acessibilidade digital, elaborados para a 14a Reunião Regional da ANPEd Sudeste, como suporte às pessoas com deficiência para participação nos espaços virtuais de forma equitativa. Sendo dois seus objetivos específicos: mapear e descrever as características e funcionalidades dos dispositivos de acessibilidade digital desenhados e utilizados para a 14ª Reunião Regional da ANPEd Sudeste e analisar a usabilidade dos dispositivos desenhados pela Comissão de Acessibilidade a partir da vivência das pessoas com deficiência inscritas no evento. Os estudos realizados até o momento desenham um caminho complexo e contraditório para a autonomia e participação plena das pessoas com deficiência no contexto da cibercultura, mais especificamente nos eventos e atividades remotas. Nesse caminho percorrido, compreendemos que é possível desenvolver recursos tecnológicos como ferramenta de auxílio às pessoas com deficiência, considerando o direito humano da pessoa com deficiência em pertencer a todos os espaços da sociedade, minimizando assim os processos de capacitismo e exclusão de direitos que permeiam a vida desses indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares" "palavra_chave" => "Psicologia escolar, Educação sexual, Sexualidade, Surdez" "idioma" => "Português" "arquivo" => "669ac4756e654_19072024165429.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => "2024-07-19 16:54:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL AMORIM DE SOUZA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "RAQUEL AMORIM" "autor_email" => "rsouzacefet@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108203 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 264 "inscrito_id" => 707 "titulo" => "DIALOGOS SOBRE A USABILIDADE DE RECURSOS E DE ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "O presente texto é um recorte de minha dissertação de mestrado em educação cujo foco central é discutir sobre a acessibilidade digital e sobre a usabilidade de recursos de acessibilidade no ambiente digital. O problema da pesquisa está circunscrito às seguintes questões: Existem dispositivos de acessibilidade digital que possibilitem à pessoa com deficiência o acesso e a usabilidade em ambientes digitais? Como se dá a usabilidade destes dispositivos, eles possibilitam uma autonomia e independência para estes usuários? A pesquisa em questão foi realizada no contexto da 14ª Reunião Regional da ANPEd Sudeste, que é uma relevante reunião científica que acontece a cada dois anos no cenário da pesquisa e da pós-graduação em educação que é realizada em várias regiões do Brasil. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o papel e a usabilidade dos dispositivos de acessibilidade digital, elaborados para a 14a Reunião Regional da ANPEd Sudeste, como suporte às pessoas com deficiência para participação nos espaços virtuais de forma equitativa. Sendo dois seus objetivos específicos: mapear e descrever as características e funcionalidades dos dispositivos de acessibilidade digital desenhados e utilizados para a 14ª Reunião Regional da ANPEd Sudeste e analisar a usabilidade dos dispositivos desenhados pela Comissão de Acessibilidade a partir da vivência das pessoas com deficiência inscritas no evento. Os estudos realizados até o momento desenham um caminho complexo e contraditório para a autonomia e participação plena das pessoas com deficiência no contexto da cibercultura, mais especificamente nos eventos e atividades remotas. Nesse caminho percorrido, compreendemos que é possível desenvolver recursos tecnológicos como ferramenta de auxílio às pessoas com deficiência, considerando o direito humano da pessoa com deficiência em pertencer a todos os espaços da sociedade, minimizando assim os processos de capacitismo e exclusão de direitos que permeiam a vida desses indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares" "palavra_chave" => "Psicologia escolar, Educação sexual, Sexualidade, Surdez" "idioma" => "Português" "arquivo" => "669ac4756e654_19072024165429.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => "2024-07-19 16:54:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL AMORIM DE SOUZA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "RAQUEL AMORIM" "autor_email" => "rsouzacefet@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }