O presente texto é um recorte de minha dissertação de mestrado em educação cujo foco central é discutir sobre a acessibilidade digital e sobre a usabilidade de recursos de acessibilidade no ambiente digital. O problema da pesquisa está circunscrito às seguintes questões: Existem dispositivos de acessibilidade digital que possibilitem à pessoa com deficiência o acesso e a usabilidade em ambientes digitais? Como se dá a usabilidade destes dispositivos, eles possibilitam uma autonomia e independência para estes usuários? A pesquisa em questão foi realizada no contexto da 14ª Reunião Regional da ANPEd Sudeste, que é uma relevante reunião científica que acontece a cada dois anos no cenário da pesquisa e da pós-graduação em educação que é realizada em várias regiões do Brasil. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o papel e a usabilidade dos dispositivos de acessibilidade digital, elaborados para a 14a Reunião Regional da ANPEd Sudeste, como suporte às pessoas com deficiência para participação nos espaços virtuais de forma equitativa. Sendo dois seus objetivos específicos: mapear e descrever as características e funcionalidades dos dispositivos de acessibilidade digital desenhados e utilizados para a 14ª Reunião Regional da ANPEd Sudeste e analisar a usabilidade dos dispositivos desenhados pela Comissão de Acessibilidade a partir da vivência das pessoas com deficiência inscritas no evento. Os estudos realizados até o momento desenham um caminho complexo e contraditório para a autonomia e participação plena das pessoas com deficiência no contexto da cibercultura, mais especificamente nos eventos e atividades remotas. Nesse caminho percorrido, compreendemos que é possível desenvolver recursos tecnológicos como ferramenta de auxílio às pessoas com deficiência, considerando o direito humano da pessoa com deficiência em pertencer a todos os espaços da sociedade, minimizando assim os processos de capacitismo e exclusão de direitos que permeiam a vida desses indivíduos.