A dislexia é um transtorno específico das operações implícitas no reconhecimento das palavras (precisão e rapidez) que compromete em maior ou menor grau a compreensão da leitura. A leitura é a chave para o indivíduo ter acesso ao mundo do conhecimento. Mesmo que para algumas pessoas este processo seja fácil, para outros pode ser difícil compreendendo que se trata de um processamento linguístico complexo e pode ser a causa mais recorrente do fracasso escolar. O aluno disléxico apresenta características peculiares em cada etapa escolar, a medida que a escolarização avança, as dificuldades causadas pelo transtorno se amplia e por vezes se caracteriza com o sentimento de “odeio a escola”. Elaborar currículos escolares e propostas pedagógicas que contemplem os diferentes perfis de aprendizagem é uma necessidade urgente. O professor como medidor pode fazer uso de estratégias de ensino, proporcionado ao estudante a oportunidade de agir e expressar o que sabe. Diante do que foi exposto, este estudo tem como objetivo fazer uma revisão de artigos científicos, dissertações e teses referentes ao desempenho de alunos com dislexia frente aos currículos adaptados e com propostas pedagógicas favoráveis ao desempenho destes estudantes. Para tanto, foi realizado um levamento no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES para selecionar os dados. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, visto que as pesquisas analisadas já foram publicadas. Os resultados demonstram as contribuições do uso de estratégias e recursos digitais para o desenvolvimento ampliação das oportunidades de compreensão das informações e de envolvimento com o conteúdo, uma vez que podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem, no entanto, ainda existe uma escassez de pesquisas nessa área.