A presente pesquisa teve como objetivo apresentar o estado do conhecimento sobre o tema Transtorno do Espectro Autista (TEA) em dissertações e teses oriundas dos Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades públicas do estado da Paraíba e como objetivos específicos: compreender o cenário das produções nas teses e dissertações; examinar os objetos de estudo que vem sendo privilegiados nas pesquisa sobre o tema; identificar os aportes teóricos e escolhas metodológicas adotadas. Quanto aos procedimentos metodológicos, se ancora na abordagem qualitativa, é uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. No contexto das pesquisas que abordam a temática supracitada, identificaram-se apenas duas dissertações, o que representa uma parcela reduzida do conjunto total de dissertações, considerando que os Programas existem há mais de duas décadas. A primeira delas originou-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba e ostenta o título "A criança com Transtorno do Espectro Autista na sala regular da educação infantil: das políticas educacionais às práticas pedagógicas em João Pessoa-PB" (Santos, 2020). Já o segundo trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande e leva o título “Concepções docentes sobre a inclusão de crianças com autismo na educação infantil” (Rosado, 2021).