Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EXPLORANDO A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE UMA UNIVERSIDADE PARAIBANA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108657
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 913
    "inscrito_id" => 3609
    "titulo" => "EXPLORANDO A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE UMA UNIVERSIDADE PARAIBANA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma análise do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta de inclusão e inovação educacional através de uma revisão bibliográfica dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A inclusão escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido um tema de crescente importância na educação contemporânea, assegurando que as crianças com TEA sejam matriculadas na escola regular. A presença desses educandos em classes comuns têm crescido de forma expressiva nos últimos anos. Esse fenômeno é descrito em TCCs, dissertações e teses que analisam, precisamente, as concepções e práticas de professores sobre a inclusão escolar dessa população. O objetivo é delinear o uso das TICs em sala de aula como meio de promover a inclusão, evidenciando as contribuições dessas tecnologias para a experiência educacional de pessoas com autismo. Explorando o Estado da Arte, busca-se compreender como as TICs têm sido empregadas para promover a inclusão de alunos com TEA nas escolas, assim como a preocupação dos novos profissionais com essa temática. Utilizando abordagens qualitativas e quantitativas, este trabalho se fundamenta em legislação e documentos oficiais educacionais brasileiros. Os resultados revelam uma crescente atenção dos novos profissionais da UEPB para o uso das TICs no auxílio à inclusão e no processo de ensino e aprendizagem nos últimos cinco anos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3609_TB913_06062024203540.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANESSA SILVA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "Wanessa Silva F"
    "autor_email" => "wanessatie@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108657
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 913
    "inscrito_id" => 3609
    "titulo" => "EXPLORANDO A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE UMA UNIVERSIDADE PARAIBANA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma análise do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta de inclusão e inovação educacional através de uma revisão bibliográfica dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A inclusão escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido um tema de crescente importância na educação contemporânea, assegurando que as crianças com TEA sejam matriculadas na escola regular. A presença desses educandos em classes comuns têm crescido de forma expressiva nos últimos anos. Esse fenômeno é descrito em TCCs, dissertações e teses que analisam, precisamente, as concepções e práticas de professores sobre a inclusão escolar dessa população. O objetivo é delinear o uso das TICs em sala de aula como meio de promover a inclusão, evidenciando as contribuições dessas tecnologias para a experiência educacional de pessoas com autismo. Explorando o Estado da Arte, busca-se compreender como as TICs têm sido empregadas para promover a inclusão de alunos com TEA nas escolas, assim como a preocupação dos novos profissionais com essa temática. Utilizando abordagens qualitativas e quantitativas, este trabalho se fundamenta em legislação e documentos oficiais educacionais brasileiros. Os resultados revelam uma crescente atenção dos novos profissionais da UEPB para o uso das TICs no auxílio à inclusão e no processo de ensino e aprendizagem nos últimos cinco anos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3609_TB913_06062024203540.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANESSA SILVA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "Wanessa Silva F"
    "autor_email" => "wanessatie@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este trabalho propõe uma análise do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta de inclusão e inovação educacional através de uma revisão bibliográfica dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A inclusão escolar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido um tema de crescente importância na educação contemporânea, assegurando que as crianças com TEA sejam matriculadas na escola regular. A presença desses educandos em classes comuns têm crescido de forma expressiva nos últimos anos. Esse fenômeno é descrito em TCCs, dissertações e teses que analisam, precisamente, as concepções e práticas de professores sobre a inclusão escolar dessa população. O objetivo é delinear o uso das TICs em sala de aula como meio de promover a inclusão, evidenciando as contribuições dessas tecnologias para a experiência educacional de pessoas com autismo. Explorando o Estado da Arte, busca-se compreender como as TICs têm sido empregadas para promover a inclusão de alunos com TEA nas escolas, assim como a preocupação dos novos profissionais com essa temática. Utilizando abordagens qualitativas e quantitativas, este trabalho se fundamenta em legislação e documentos oficiais educacionais brasileiros. Os resultados revelam uma crescente atenção dos novos profissionais da UEPB para o uso das TICs no auxílio à inclusão e no processo de ensino e aprendizagem nos últimos cinco anos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.