PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NA INCLUSÃO DE ESCOLAR DE ALUNOS(AS) COM TDAH
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108515 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 698 "inscrito_id" => 2018 "titulo" => "PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NA INCLUSÃO DE ESCOLAR DE ALUNOS(AS) COM TDAH" "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, que podem interferir significativamente no funcionamento diário e nas relações interpessoais. A inclusão escolar de alunos(as) com TDAH é fundamental para garantir que cada educando(a) receba a educação e o suporte necessários para alcançar seu pleno potencial. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo investigar a importância das práticas inclusivas no contexto escolar para os alunos diagnosticados com TDAH. No caminho metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa, bibliográfica com pesquisa de campo, realizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, tendo sido o questionário instrumento na geração dos dados. Os participantes da pesquisa foram professoras que possuem alunos(as) diagnosticados com TDAH. Dentre os(as) autores(as) evidenciados no referencial teórico, estão: Mattos (2020), Saline (2021), Silva (2014), Mantoan (2004), Mattos (2011), Cavaco (2014), Da Silva (2007) e Barkley (2008), dentre outros(as). Os resultados da pesquisa apontam que o TDAH, frequentemente, representa um desafio multifacetado que exige abordagens pedagógicas adaptadas e sensibilidade para atender às necessidades individuais dos alunos, com destaque para a importância de práticas inclusivas para promover um ambiente de aprendizagem que seja equitativo e acessível para todos e que isso envolva não apenas a adaptação do currículo e das atividades de ensino, mas também o desenvolvimento de estratégias de gestão de sala de aula que permitam a participação ativa e o engajamento dos alunos com TDAH. Em suma, a percepção docente destaca a necessidade de uma abordagem inclusiva e personalizada para maximizar o sucesso acadêmico e socioemocional dos alunos com TDAH. Palavras-chave: Inclusão, TDAH, práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2018_TB698_23042024094632.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IOLANDA PATRICIA MEDEIROS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "IOLANDA MEDEIRO" "autor_email" => "iolandapatriciamedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108515 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 698 "inscrito_id" => 2018 "titulo" => "PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NA INCLUSÃO DE ESCOLAR DE ALUNOS(AS) COM TDAH" "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, que podem interferir significativamente no funcionamento diário e nas relações interpessoais. A inclusão escolar de alunos(as) com TDAH é fundamental para garantir que cada educando(a) receba a educação e o suporte necessários para alcançar seu pleno potencial. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo investigar a importância das práticas inclusivas no contexto escolar para os alunos diagnosticados com TDAH. No caminho metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa, bibliográfica com pesquisa de campo, realizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, tendo sido o questionário instrumento na geração dos dados. Os participantes da pesquisa foram professoras que possuem alunos(as) diagnosticados com TDAH. Dentre os(as) autores(as) evidenciados no referencial teórico, estão: Mattos (2020), Saline (2021), Silva (2014), Mantoan (2004), Mattos (2011), Cavaco (2014), Da Silva (2007) e Barkley (2008), dentre outros(as). Os resultados da pesquisa apontam que o TDAH, frequentemente, representa um desafio multifacetado que exige abordagens pedagógicas adaptadas e sensibilidade para atender às necessidades individuais dos alunos, com destaque para a importância de práticas inclusivas para promover um ambiente de aprendizagem que seja equitativo e acessível para todos e que isso envolva não apenas a adaptação do currículo e das atividades de ensino, mas também o desenvolvimento de estratégias de gestão de sala de aula que permitam a participação ativa e o engajamento dos alunos com TDAH. Em suma, a percepção docente destaca a necessidade de uma abordagem inclusiva e personalizada para maximizar o sucesso acadêmico e socioemocional dos alunos com TDAH. Palavras-chave: Inclusão, TDAH, práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2018_TB698_23042024094632.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IOLANDA PATRICIA MEDEIROS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "IOLANDA MEDEIRO" "autor_email" => "iolandapatriciamedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }