Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS AVANÇOS ALCANÇADOS E DOS ENTRAVES A SEREM VENCIDOS PARA A INTEGRAÇÃO DA PESSOA SURDA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como temática central a inclusão de pessoas surdas nas escolas públicas de Ensino Médio do Brasil. Nesta perspectiva, esta pesquisa busca refletir tanto sobre os avanços alcançados pela comunidade surda, com a implementação de políticas públicas educacionais voltadas a inclusão desta minoria social no contexto escolar; quanto sobre a, muitas vezes destoante, realidade enfrentada por pessoas surdas no cotidiano da escola. Entende-se que a discussão sobre toda e qualquer forma de inclusão, exige também reflexões sobre as diferentes formas de exclusão. Neste sentido, visando alcançar os objetivos aos quais se propõe este trabalho, que caracteriza-se como analítico-bibliográfico, utilizou-se uma abordagem teórico-metodológica de caráter exploratório de estudos e pesquisas científicas publicadas em livros físicos e virtuais, bem como de artigos e periódicos CAPES. Deste modo, para tratar da temática da inclusão da pessoa surda tanto no sentido macro (social em geral), e, principalmente no que se refere ao âmbito escolar, buscou-se as contribuições apresentadas nos estudos apresentados por SCHNEIDER (2006), LACERDA (2006) e (2013), MASUTTI E QUADROS (2007), PERLIN E STROBEL (2008), BRASIL (2008), FRIAS, (2009), BRASIL (2020), GOTTI (2020), LUNARDI (2021), BRASIL (2023), dentre outros. No que diz respeito aos desafios a serem vencidos, as reflexões propostas por LUCAS; MADEIRA (2010, ) LUCAS,( 2011), FACION (2012), ), MORAN et al. (2012), CAETANO E LACERDA (2013), SILVA (2017); entre outros, mostraram-se bastante pertinentes e contribuíram significativamente para conclusão de que, embora reconhecendo os avanços conquistados pela comunidade surda, suas famílias e a sociedade em geral, com a criação de políticas públicas voltadas para a inclusão social da pessoa surda, a realidade vivida por alunos surdos ainda está muito distante do ideal, uma vez que no ambiente escolar, os “fantasmas” da exclusão e da segregação ainda se fazem presentes e são alimentados seja pela indiferença, seja pelo desconhecimento das leis que amparam e garantam a inclusão desta minoria social.

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