Inúmeras mudanças e avanços na educação têm ocorrido quando nos referimos ao atendimento escolar dos alunos atípicos, na qual acontece de forma inclusiva. Deste modo, este ensaio tem como objetivo apresentar um panorama acerca das políticas educacionais no âmbito da Educação Especial - na perspectiva inclusiva - existentes no Estado de Mato Grosso. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa sob o método bibliográfico e narrativo. Os dados serão coletados por meio de uma busca no site da Secretaria Estadual de Educação- MT a fim de encontrar as diretrizes e documentos que permeiam a educação especial voltado para a inclusão bem como narrativas das autoras que trabalham em sala com alunos atípicos. Como aporte teórico utilizaremos, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência de 2015, Lei 11689/2022 - Política Estadual de Educação Especial, Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida no âmbito do Estado de Mato Grosso, a Resolução Normativa Nº 010/2023-CEE/MT bem como autores que discorrem acerca da temática proposta. Os resultados revelam que a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso tem possibilitado a Educação Especial na perspectiva inclusiva uma vez que tem proporcionado o acesso e a permanência dos alunos atípicos nas escolas regulares, com destaque para a última política, professor de apoio pedagógico especializado em sala com o estudante.