DESAFIOS E SUCESSOS: O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS ATÍPICOS
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108607 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 830 "inscrito_id" => 3468 "titulo" => "DESAFIOS E SUCESSOS: O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS ATÍPICOS" "resumo" => "Diversos desafios permeiam o processo educacional de alunos atípicos, principalmente questões que envolvem as relações familiares e escolares. Assim, o objetivo deste estudo é abordar a importância da participação da família de alunos atípicos na escola. Trata-se de um estudo qualitativo, com coleta de dados obtidos por meio de observações e anotações ocorridas no momento de um encontro entre responsáveis/pais, professores regentes, professores do atendimento especializado e cuidadores de uma escola na cidade de Macapá-AP. Os resultados foram agrupados nas seguintes variáveis: diagnóstico, áreas de habilidades, emoções / traços de personalidade e desafios. O conhecimento dessas variáveis reflete positivamente dentro da sala de aula, uma vez que permite ao professor realizar intervenções baseado na necessidade do aluno e a compreensão de determinados comportamentos que interferem na mediação, além da troca de experiências exitosas. A família observa que tem sem momento de fala, que a escola busca alternativas viáveis para atender as especificidades do alunado e que sua participação é fundamental para promover o aprendizado, o sucesso acadêmico e o bem-estar geral do aluno. A cooperação entre a família e a escola se faz necessária para promoção da inclusão, haja visto que a escola enquanto organização não consegue cumprir sua missão isolada, mas que ambos se complementam e fortalecem o processo educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "66c8cc23648ba_23082024145131.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => "2024-08-23 14:51:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉLEM COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KÉLEM" "autor_email" => "dossantoskc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108607 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 830 "inscrito_id" => 3468 "titulo" => "DESAFIOS E SUCESSOS: O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS ATÍPICOS" "resumo" => "Diversos desafios permeiam o processo educacional de alunos atípicos, principalmente questões que envolvem as relações familiares e escolares. Assim, o objetivo deste estudo é abordar a importância da participação da família de alunos atípicos na escola. Trata-se de um estudo qualitativo, com coleta de dados obtidos por meio de observações e anotações ocorridas no momento de um encontro entre responsáveis/pais, professores regentes, professores do atendimento especializado e cuidadores de uma escola na cidade de Macapá-AP. Os resultados foram agrupados nas seguintes variáveis: diagnóstico, áreas de habilidades, emoções / traços de personalidade e desafios. O conhecimento dessas variáveis reflete positivamente dentro da sala de aula, uma vez que permite ao professor realizar intervenções baseado na necessidade do aluno e a compreensão de determinados comportamentos que interferem na mediação, além da troca de experiências exitosas. A família observa que tem sem momento de fala, que a escola busca alternativas viáveis para atender as especificidades do alunado e que sua participação é fundamental para promover o aprendizado, o sucesso acadêmico e o bem-estar geral do aluno. A cooperação entre a família e a escola se faz necessária para promoção da inclusão, haja visto que a escola enquanto organização não consegue cumprir sua missão isolada, mas que ambos se complementam e fortalecem o processo educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "66c8cc23648ba_23082024145131.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => "2024-08-23 14:51:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉLEM COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KÉLEM" "autor_email" => "dossantoskc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }