Diversos desafios permeiam o processo educacional de alunos atípicos, principalmente questões que envolvem as relações familiares e escolares. Assim, o objetivo deste estudo é abordar a importância da participação da família de alunos atípicos na escola. Trata-se de um estudo qualitativo, com coleta de dados obtidos por meio de observações e anotações ocorridas no momento de um encontro entre responsáveis/pais, professores regentes, professores do atendimento especializado e cuidadores de uma escola na cidade de Macapá-AP. Os resultados foram agrupados nas seguintes variáveis: diagnóstico, áreas de habilidades, emoções / traços de personalidade e desafios. O conhecimento dessas variáveis reflete positivamente dentro da sala de aula, uma vez que permite ao professor realizar intervenções baseado na necessidade do aluno e a compreensão de determinados comportamentos que interferem na mediação, além da troca de experiências exitosas. A família observa que tem sem momento de fala, que a escola busca alternativas viáveis para atender as especificidades do alunado e que sua participação é fundamental para promover o aprendizado, o sucesso acadêmico e o bem-estar geral do aluno. A cooperação entre a família e a escola se faz necessária para promoção da inclusão, haja visto que a escola enquanto organização não consegue cumprir sua missão isolada, mas que ambos se complementam e fortalecem o processo educacional.